Usina de Funil testa sistema para aumentar disponibilidade de geradores

Publicado em:


A Usina Hidrelétrica de Funil (foto), em Itatiaia (RJ), testa um novo sistema de supervisão de equipamentos. O objetivo é reduzir o tempo de paradas para manutenção das unidades geradoras e aumentar a periodicidade das revisões programadas.

Segundo reportagem publicada na edição on-line da revista Brasil Energia, o sistema, uma plataforma web desenvolvida pelo Centro de Pesquisas de Energia Elétrica (Cepel), auxilia a equipe técnica na análise de diagnóstico preditivo de equipamentos elétricos, permitindo a verificação de dados como vibração, pressão e temperatura, entre outros. Com isso, facilita a identificação de distorções para correções operacionais.

"Estamos começando com esse piloto, mas há a possibilidade de ampliar o uso do sistema para outras usinas", diz Flavio Ivan Barbier Rolim, gerente de Equipamentos Rotativos e Sistemas Auxiliares de FURNAS.

Após a instalação do sistema, é esperada uma redução no número de paradas para manutenção de equipamentos na hidrelétrica. Atualmente, FURNAS realiza, revisões periódicas nas unidades geradoras a cada cinco anos, com uma parada programada que gira em torno de um mês a um mês e meio. Há expectativa de diminuiur ainda as paradas ocasionais, como ocorrências de vazamentos e troca de juntas, por exemplo, para manutenção corretivas, informa a revista.
 

Por: Leonardo Cunha