Novos negócios orientam projetos de P&D de FURNAS

Publicado em:
Crédito: AC Neto
Usina de Itumbiara receberá painéis fotovoltaicos flutuantes e terrestres para projeto sobre armazenamento de energia

 

O investimento de FURNAS em projetos de pesquisa e desenvolvimento (P&D), que somará aproximadamente R$ 300 milhões nos próximos cinco anos, tem como foco a concretização de novos negócios e a preparação da empresa para atuar no ambiente em transformação do setor elétrico. A conclusão é de um artigo publicado na edição de janeiro da revista Brasil Energia.

"O que fizemos foi voltar nossa atenção para projetos em inovação que possam trazer resultados factíveis para a empresa", afirmou em entrevista o gerente de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação Tecnológica de FURNAS, Nelson de Araújo dos Santos.

Um dos projetos estratégicos citados pela revista foi o de armazenamento de energia a partir das fontes hidráulica e fotovoltaica. Orçada em R$ 45 milhões, a iniciativa consiste na implantação de painéis fotovoltaicos flutuantes e em terra na área da Usina Hidrelétrica de Itumbiara (MG/GO).

Para o armazenamento de energia, serão testados baterias e banco de hidrogênio.  A previsão é que as estruturas sejam instaladas para testes até o final deste ano.

Leia aqui a matéria completa.
 

Por: Leonardo Cunha