Curso sobre Armazenamento de Energia em Aparecida de Goiânia

Publicado em:


Começou hoje (30/01) o curso Conceitos Físicos e Químicos Aplicados a Sistemas de Armazenamento de Energia. O treinamento acontece no Centro de Treinamento Geração, localizado na Gerência de Serviços e Suporte Tecnológico (GST.E), em Aparecida de Goiânia (GO), e termina na próxima sexta-feira (01/02).

Os Sistemas de Armazenamento de Energia representam atualmente um dos principais desafios de desenvolvimento no setor de energia elétrica no Brasil e fazem parte do projeto de P&D "Aplicabilidade de  Novas Tecnologias de Armazenamento de Energia em Suporte a Sinergia entre as Fontes Solar e  Hidrelétrica". O treinamento é destinado aos colaboradores das diretorias de Engenharia e de Gestão de Novos Negócios e de Participações e Operação e Manutenção que atuarão no projeto piloto a ser implantado na Usina Hidrelétrica de Itumbiara (GO/MG). A unidade foi escolhida por apresentar os melhores índices para geração solar e possuir área e lago propícios para a implantação de painéis fotovoltaicos flutuantes.

A capacitação é ministrada por professores das universidades de São Paulo (USP), Campinas (Unicamp),  Estadual Paulista (Unesp) e Brandenburg University of Technology Cottbus – Senftenberg (BTU, Alemanha); Center of Energy Technology Brandenburg Gmbh (Cebra, Alemanha); Barbosa e Barbosa Engenharia Elétrica Ltda (Base, São Paulo) e conta, também, com a participação de técnicos do Instituto Federal Goiás, da PV Solar, empresa voltada ao desenvolvimento de soluções nas áreas de energia solar e meio ambiente, e do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai).
 

Por: Magda Nunes Rocha