Subestação de Viana comemora 13 anos

Publicado em:
Crédito: Arquivo FURNAS


A Subestação Viana, no Espírito Santo, celebra  hoje (30/1) 13 anos de operação. FURNAS foi autorizada a construir a unidade pela resolução nº 062/2005, da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), visando aumentar a confiabilidade do fornecimento de energia à distribuidora Escelsa. Está conectada a seis linhas de transmissão de 138 kV e cinco de 345 kV.

O empreendimento conta com uma capacidade de transformação de 675 MVA, três bancos de transformadores monofásicos com 225 MVA cada e um reserva (75 MVA). Está em andamento o processo de instalação de mais um banco de transformadores, o que ampliará sua capacidade para 1.075 MVA.

A Subestação Viana é teleassistida pela equipe de operadores da Subestação Vitória, também de FURNAS. A unidade é também telecomandada pela Divisão de Centro de Operação Rio (CTRR.O), situada em Jacarepaguá (RJ).

FURNAS parabeniza os colaboradores que participam do dia a dia da operação e manutenção da Subestação Viana, reconhecendo a competência e dedicação de todos para o seu bom funcionamento.
 

Por: Dayalla Goulart