Flexibilização das máscaras de proteção facial

Utilização deixa de ser obrigatória a partir do dia 16 de maio 

FURNAS informa que, a partir de segunda-feira, 16 de maio, o uso de máscaras deixa de ser obrigatório nas instalações da empresa, assim como já ocorre em estabelecimentos e espaços ao ar livre na maioria dos estados brasileiros. A decisão tem como base o atual cenário de avaliação de risco emitido pelo Ministério da Saúde, contemplando tendência de redução dos números de casos, óbitos, internações e aumento da cobertura vacinal. 

As máscaras, ainda que não mais obrigatórias, continuam recomendadas para certas situações, que deverão ser avaliadas pelos próprios empregados, tais como: 

  • Quando o distanciamento de pelo menos um metro não for possível, como no transporte público, nas salas de reunião com muitas pessoas, e particularmente para os portadores de comorbidades graves ou imunossuprimidos; 
  • Para os contactantes assintomáticos de casos confirmados. Lembrando que, nesses casos, o colaborador contactante poderá se manter no trabalho presencial, mas com o uso de máscaras por pelo menos sete dias, a contar da data do contato ou da data do exame positivo do caso confirmado;
  • Para os empregados que apresentem sintomatologia respiratória (tosse, coriza, congestão nasal, etc) e que, comprovadamente após avaliação médica, não tenham origem em patologia infecciosa, como nos casos de fundo alérgico.

Importante observar que todos os empregados com diagnóstico de Covid-19 devem se manter afastados da empresa pelo período habitual de isolamento de sete dias, período a contar do dia seguinte do início dos sintomas ou do teste positivo, nos casos assintomáticos. Poderão retomar seu trabalho presencial já no oitavo dia, mesmo sem fazer nenhum outro exame, caso estejam sem sintomas. 

O Departamento de Saúde, Segurança e Bem Estar no Trabalho (DSS.G) lembra da importância do preenchimento diário no aplicativo MIRA Digitalization, onde o empregado poderá informar à empresa a presença eventual de sintomas suspeitos e receber as orientações pertinentes, além de outras funcionalidades, conforme já divulgado. 

FURNAS reitera que, neste momento, é cada vez mais importante e decisiva a devida conscientização de cada colaborador. Justamente pelo comprometimento de todos, a favorável condição epidemiológica atual foi alcançada e permitiu tais flexibilizações. Isto reforça a importância da responsabilidade individual na manutenção das boas condições atuais. 

Todos os empregados devem se manter atentos aos informes, bem como observar os protocolos de saúde e segurança, fazer sua parte nas medidas de prevenção e na comunicação dos fatos de forma consistente, visando preservar o ambiente de trabalho, a saúde emocional e o bem comum. 

O grupo de trabalho da área de saúde realiza avaliação permanente da situação epidemiológica, contando ainda com apoio de consultor externo de relevante competência para promover os ajustes necessários às condições de trabalho na empresa, e comunicará, tempestivamente, todas as atualizações quando os indicadores de monitoramento apontarem tal necessidade.