Cenário atual da Covid-19

Cenário da Covid-19 permanece estável mesmo com aumento recente de casos

Ocupação de leitos está em queda no estado do RJ

 

FURNAS vem mantendo o monitoramento epidemiológico da pandemia de Covid-19, e com base no atual cenário de avaliação de risco emitido pelo Ministério da Saúde, informa que a empresa e o país estão mostrando um aumento recente do número de casos da doença. Este crescimento vem se refletido no aumento das taxas de positividade dos exames de antígeno e de RT-PCR. Apesar disso, o cenário da Covid-19 ainda permanece estável, principalmente nos indicadores mais importantes, tais como as solicitações de leitos de internação, tanto em CTIs quanto enfermarias - dados confirmados por todas as estatísticas oficiais.

Para se ter uma ideia, a taxa de ocupação de enfermarias Covid no estado do Rio de Janeiro está em 21,9%, e nas UTIs, em 25%. Números estes que estão ainda em queda, conforme o Mapa de Risco do Estado do RJ da Covid-19. Os especialistas fazem referência à imunidade híbrida – exposição ao próprio vírus e à vacinação – para explicar por que este aumento do número de casos ainda não acarreta piora nos indicadores de saúde pública. Tal cenário está ratificado pelo Boletim Epidemiológico emitido pelo Observatório Covid-19, da Fundação Osvaldo Cruz, em 19.05.2022.

Conforme já dito anteriormente, o vírus - ao que tudo indica - não irá desaparecer de nosso meio, e todos – empregados, gerentes, empresas, cidades, estados, etc – precisaremos aprender a conviver com ele. Isto significa conviver com eventuais aumentos no número de casos sem aumentar, ou mesmo criar, ansiedades exageradas e desproporcionais.

A área de saúde da empresa continua atenta aos dados epidemiológicos da pandemia, e o nosso protocolo admite a possibilidade de recuo nas flexibilizações recentes, além de todas as demais medidas que se mostrarem necessárias, sempre de acordo com as recomendações científicas oficiais.

Mira Digitalization

Aproveitamos para relembrar a importância no preenchimento do check-in diário do aplicativo MIRA Digitalization, onde, a depender da presença ou não de sintomas suspeitos, o telefone da Sharecare (empresa parceira de Furnas) será disponibilizado e o empregado poderá ter uma consulta médica por telemedicina, com emissão de prescrições, atestados, etc.

O acesso à plataforma – somente para empregados efetivos - pode ser feito em https://miradigitalization.consultdss.com/, ou pelo aplicativo disponível para celulares nas lojas Apple Store e Play Store.

Para utilizar o serviço, escolha a opção “Acessar com conta corporativa”.

No campo Usuário, digite sua matrícula da seguinte forma: corp\frxxxxx. A mesma senha de acesso à rede corporativa deve ser utilizada na Mira Digitalization.

Empregados que apresentem sintomas gripais não deverão comparecer a empresa, conforme mensagem descrita no início da realização do check-in.

Flexibilização de Máscaras:

As máscaras, ainda que não mais obrigatórias, se mantêm recomendadas para certas situações, que deverão ser avaliadas pelos próprios empregados, tais como:

  • · Quando o distanciamento de pelo menos um metro não for possível, como no transporte público, nas salas de reunião com muitas pessoas, etc, e particularmente para os portadores de comorbidades graves ou imunossuprimidos.

  • · Para os contatantes assintomáticos de casos confirmados, lembrando que, nesses casos, o colaborador contatante poderá se manter no trabalho presencial, mas com o uso de máscaras por pelo menos sete dias, a contar da data do contato ou da data do exame positivo do caso confirmado.

  • · Para os empregados que apresentem sintomatologia respiratória (tosse, coriza, congestão nasal, etc) e que, comprovadamente após avaliação médica, não tenham origem em patologia infecciosa, como, por exemplo, casos de fundo alérgico, tão frequentes em nosso meio.

Notificação COVID:

Todos os casos suspeitos ou confirmados, assintomáticos ou sintomáticos, ou contactantes de empregados em trabalho presencial, sob demanda, à disposição da empresa ou em teletrabalho deverão ser informados e notificados ao Plantão do Serviço Social, através do email servicosocial@furnas.com.br ou dos telefones abaixo:

Tabela.png

SHARECARE:

A empresa ainda disponibilizou, para serviços de atenção à saúde, a Plataforma Sharecare para todos os empregados, com atendimento 24h por dia, 7 dias por semana, através do seguinte número: 0800.591.6091.

Recomendamos a todos os empregados a se manterem atentos aos informes, além de observarem os protocolos de saúde e segurança, fazerem sua parte nas medidas de prevenção e na comunicação dos fatos de forma consistente, visando preservar o nosso ambiente de trabalho, a saúde emocional e o bem comum.