Projetos patrocinados - Ciclo 2021/2022


Futsal Feminino como Forma de Empoderamento
 


A ADEF trabalha desde 2006 com futsal feminino e vê o esporte como ferramenta de empoderamento na formação de atletas e cidadãs por meio da educação integral, vinculando os treinamentos de rendimento aos estudos. A maior parte das atletas provém de cidades satélites e do entorno, onde as opções para o seu desenvolvimento são pequenas, e no projeto recebem acompanhamento pedagógico, médico, odontológico, alimentação, bolsas de estudos, além do desenvolvimento da parte técnica - treinos, preparação física, material de treinamento e participação de competições.

Instituição: Associação Desportiva de Futsal do Distrito Federal - ADEF/DF
Local: Brasília - DF


Flamengo Olímpico IV - Aquáticos e Artísticos
 


O projeto busca o desenvolvimento esportivo de alto rendimento de atletas das equipes de natação, polo aquático, nado artístico e ginástica artística, através da oferta de condições de treinamento adequadas à formação esportiva, da oportunidade de participação nos principais campeonatos (regionais, nacionais e internacionais) e do aprimoramento global dos atletas. Bolsas de estudos em escolas e instituições de ensino superior, acompanhamento multidisciplinar e cursos de idiomas são alguns dos benefícios complementares oferecidos, que se tornam ainda mais relevantes considerando que cerca de 46% da base de atletas vive em áreas de vulnerabilidade social.

Instituição: Clube de Regatas do Flamengo
Local: Rio de Janeiro - RJ


Jogo Aberto Caju 6
 


O objetivo geral do projeto é contribuir para a desenvolvimento integral de crianças, adolescentes e jovens, matriculados na rede pública de ensino, por meio de aprendizagens esportivas, educacionais e de convívio social. São oferecidas aulas de judô, futsal, ginástica rítmica, tênis de mesa e de quadra, elevando o esporte à condição de ferramenta de educação e incentivando a construção de novas posturas sociais. O projeto é realizado no Complexo do Caju, área de extrema vulnerabilidade social e carente de apoio do poder público, onde a Gol de Letra é a única organização social que oferece um projeto socioeducativo com viés esportivo de continuidade.

Instituição: Fundação Gol de Letra
Local: Rio de Janeiro - RJ


Pulsar - Ano II

O projeto Pulsar II é um programa de formação que capacita profissionais de diversas áreas de atuação como educação física, fisioterapia, psicologia, pedagogia, responsabilidade social, saúde e afins para o atendimento especializado e melhoria da qualidade de vida de pessoas com deficiência. Possui uma metodologia on-line de educação inclusiva, com aulas teóricas e práticas. A prática da educação esportiva integra a formação através de parcerias com conceituadas instituições de pesquisa, nacionais e internacionais, na área do paradesporto e da inclusão.

Instituição: Instituto Incluir
Local: Todo o Brasil (on-line)


Excelência no Esporte V
 


O projeto Excelência no Esporte V forma atletas de base nas modalidades vôlei, basquete, natação e futebol, oferecendo apoio multidisciplinar, contribuindo para o aprimoramento técnico e para a formação social e intelectual dos beneficiados. Os atletas participam de competições regionais, estaduais e nacionais. Os atletas vêm da região metropolitana de BH e cidades do interior de Minas. O clube localiza-se próximo ao "Aglomerado da Serra", maior comunidade do estado, onde é realizado um trabalho específico de divulgação para atender as escolas públicas da região.

Instituição: Olympico Club
Local: Belo Horizonte - MG


Projeto Praia - Atletas Inteligentes

O Projeto Atletas Inteligentes valoriza, promove e incentiva a prática esportiva dentro de unidades da rede pública, oferecendo no contraturno escolar aulas gratuitas de vôlei de praia para jovens moradores de Duque de Caxias e a capacitação de profissionais da região para serem instrutores. A região da Baixada Fluminense é bastante carente em termos gerais e em relação às possibilidades de prática esportiva. Duque de Caxias ocupa a 49a posição em termos de IDH e está entre os 10 municípios com os maiores índices de pobreza e desigualdade social do Estado do Rio de Janeiro.

Instituição: Instituto Jackie Silva
Local: Duque de Caxias - RJ


AUVB Formando Campeões

O projeto busca detectar, desenvolver e formar novos talentos esportivos para as equipes de base na modalidade voleibol feminino, oferecendo treinamento qualificado e toda infraestrutura técnica e apoio social para o desenvolvimento integral das beneficiadas.

A sede da AUVB está na cidade de Uberlândia. No entorno do Clube existem inúmeras comunidades que apresentam elevada vulnerabilidade social, onde as crianças e adolescentes são carentes da prática de esportes, alimentação adequada, apoio pedagógico e demais necessidades, ficando sujeitas ao risco social eminente.

Instituição: Associação Uberlandense de Voleibol
Local: Uberlândia - MG