Atualização sobre a Subvariante BQ.1 da ômicron

Cenário da Covid-19 permanece estável mesmo com aumento recente de casos

Subvariante BQ.1 da ômicron está em circulação no país

 

Furnas mantém o monitoramento epidemiológico da Covid-19 e vem notando um aumento recente do número de casos entre colaboradores, com crescimento das taxas de positividade nos exames de antígeno e RT-PCR. Tal tendência também se manifesta em todo o Brasil e em outros países, e tem sido atribuída por especialistas à circulação da subvariante BQ.1 da ômicron original.

Apesar disso, o cenário da Covid-19 ainda permanece estável, principalmente nos indicadores mais importantes, tais como as solicitações de leitos de internação, tanto em CTIs quanto enfermarias, e número de óbitos - dados confirmados por todas as estatísticas oficiais.

Boletim InfoGripe Fiocruz divulgado em 4 de novembro reforça o viés de aumento dos casos de Covid-19 entre as ocorrências de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG). Estudos recentes evidenciam que, por ora, não há quaisquer evidências de que a nova variante seja mais agressiva, porém parece ser tão ou mais transmissível que a ômicron original.

Os sintomas mais comuns são: febre, calafrios, dor de garganta, dor de cabeça, tosse, coriza, distúrbios olfativos ou gustativos. Pessoas que tenham testado positivo (por teste PCR ou de antígeno), com sintomas ou não, deverão permanecer em isolamento por sete dias, podendo retornar ao trabalho presencial já no oitavo dia, caso estejam sem sintomas há pelo menos 24h. Para efeito de contagem, o primeiro dia dos sintomas ou o dia do teste positivo é o dia zero, o dia seguinte é o dia um, e assim por diante.

Contatantes assintomáticos não precisam se afastar do trabalho presencial, mas deverão utilizar máscaras por 10 dias, a partir do contato suspeito, além de observarem a evolução de possíveis sintomas. Os auto testes não são considerados, para efeito de confirmação laboratorial, para indicar ou mesmo para interromper um isolamento. Em relação aos testes de Covid-19, os empregados devem realiza-los na rede credenciada ou em unidade de saúde.

As demais medidas já conhecidas de todos mantêm-se úteis, tais como a higiene frequente das mãos, manter distanciamento de 1 metro quando possível e etiqueta respiratória ao tossir.

Recomendamos que todos tomem a vacina contra o coronavírus, principalmente a dose de reforço, cumprindo o esquema completo. As vacinas continuam a ser altamente eficazes para que a doença não evolua para suas formas mais graves, ainda que não impeçam totalmente sua transmissão.

 

Flexibilização de Máscaras

O uso de máscaras é facultativo, porém recomendado para algumas situações, que deverão ser avaliadas pelos próprios empregados, tais como:

  • Quando o distanciamento de pelo menos 1 metro não for possível, como no transporte público, nas salas de reunião com muitas pessoas, etc; e, particularmente, para os portadores de comorbidades graves ou imunossuprimidos. 
  • Para os contatantes assintomáticos de casos confirmados, lembrando que, nesses casos, o colaborador poderá continuar no trabalho presencial, mas com o uso de máscaras por pelo menos 10 dias, a contar da data do contato ou da data do exame positivo do caso confirmado. 
  • Para os empregados que apresentem sintomatologia respiratória (tosse, coriza, congestão nasal, etc) que, comprovadamente após avaliação médica, não tenham origem em patologia infecciosa, como, por exemplo, casos de fundo alérgico, tão frequentes em nosso meio.

 

Mira Digitalization  

Aproveitamos para relembrar a importância do preenchimento do check-in diário no aplicativo MIRA Digitalization, onde, a depender da presença ou não de sintomas suspeitos, o telefone da Sharecare (empresa parceira de Furnas) é disponibilizado para que o empregado possa fazer uma teleconsulta, com emissão de prescrições, atestados, etc. 

O acesso à plataforma – somente para colaboradores efetivos - deve ser feito em https://miradigitalization.consultdss.com/, ou pelo aplicativo disponível para celulares nas lojas Apple Store e Play Store.

Para utilizar o serviço, escolha a opção "Acessar com conta corporativa".

No campo Usuário, digite sua matrícula da seguinte forma: corp\frxxxxx. A mesma senha de acesso à rede corporativa deve ser utilizada na Mira Digitalization.

Importante: Empregados que apresentem sintomas gripais não deverão comparecer à empresa, conforme mensagem escrita no início da realização do check-in.

 

Notificação COVID

Todos os casos suspeitos ou confirmados, assintomáticos ou sintomáticos, ou contactantes de empregados em trabalho presencial, sob demanda, à disposição da empresa ou em teletrabalho devem ser informados e notificados ao Plantão do Serviço Social, através do email servicosocial@furnas.com.br ou dos telefones abaixo:

 

Polo RJ  Polo SP  Polo MG  Polo Central 

(21) 97527-2361

(21) 2528-5808

(19) 99184-4445 
(45) 98401-2493 

  (16) 99601-3263

  (35) 99117-2270 

(21) 97527-2361

(21) 99512-2544 

 

Sharecare

A empresa ainda disponibilizou a todos os seus empregados, para serviços de atenção à saúde, a Plataforma Sharecare , com atendimento 24h por dia, sete dias por semana, através do número 0800.591.6091.

A área de Saúde de FURNAS continua atenta aos dados epidemiológicos. O protocolo adotado admite a possibilidade de recuo nas flexibilizações recentes e adoção de outras medidas que se mostrarem necessárias, sempre de acordo com as recomendações científicas oficiais.  

Recomendamos a todos os empregados que fiquem atentos aos informes e que observem os protocolos de saúde e segurança, fazendo sua parte nas medidas de prevenção e na comunicação dos fatos de forma consistente, visando preservar o nosso ambiente de trabalho, a saúde emocional e o bem comum. Todas as medidas foram atualizadas pela Nota Técnica de número 14, do Ministério da Saúde, publicada em 27/10/22.