Projetos patrocinados - Ciclo 2022/2023


Festival das Montanhas e Águas de Minas
 


Foto: Marcelo Nicolato


O projeto Festival das Montanhas e Águas de Minas busca resgatar e valorizar as raízes culturais dos vilarejos de Minas Gerais, que possuem características importantes tanto nas belezas naturais quanto na cultura local,  com uma programação gratuita que contempla apresentações musicais, teatro, gastronomia, artesanato e oficinas profissionalizantes que promovem a sustentabilidade, sendo um dos principais objetivos capacitar a rede de economia criativa local, além de divulgar seus produtos culturais e naturais. 

Instituição: Associação Livre de Cultura e Esporte - ALCE 
Local: Itabirito, Acuruí e Rio Acima - MG

 

Festival de Inverno
 


Foto: Renato Mangolin


O tradicional Festival de Inverno acontece na cidade de Petrópolis - RJ, em sua 22ª edição, com apresentações de concertos de música instrumental e erudita, grupos de dança e teatro, oficinas infantis e ainda com uma forte vertente educacional, com palestras e atividades gratuitas. 

O projeto tem como objetivo a valorização da cultura, a inclusão social e a formação de plateia através de apresentações inteiramente gratuitas e com acessibilidade a todos os públicos, dando acesso a população do interior do Estado ao bem cultural, buscando a descentralização territorial da cultura e o fortalecimento das políticas públicas culturais. 

Outro foco é dar oportunidade a novos talentos, incluindo artistas locais e a colocação das cidades de Petrópolis e Nova Friburgo, cidades no interior do Estado do Rio de Janeiro, na mídia, fortalecendo a cadeia produtiva da cultura, com incremento do turismo interno e externo.

Instituição: Instituto Dell’Arte 
Local: Petrópolis – RJ


Plano Anual de Atividades do Instituto Baccarelli 



O Instituto Baccarelli atua desde 1996 na favela de Heliópolis - SP, utilizando a arte e a cultura como forma de resgate da dignidade da pessoa humana, orbitando suas ações em três eixos: inclusão social, formação musical e difusão cultural, para mais de 1.200 crianças e adolescentes a partir dos 4 anos de idade.

O patrocínio a esse projeto refere-se à manutenção das atividades do Instituto Baccarelli para o ano de 2023, e tem como objetivo ampliar o acesso a concertos e resgatar a cidadania de crianças e jovens atendidos, por meio do contato com a música erudita, através de ensaios e apresentações, visando a integração desses jovens à sociedade e ao trabalho em conjunto.

Este Plano Anual é formado por um conjunto de ações socioculturais, voltadas a crianças e jovens de baixa renda, como: Apresentações Musicais e Cursos/Aulas de Música, que capacitam os beneficiários para serem os principais protagonistas dos repertórios propostos para os concertos.

Instituição: Sociedade de Concertos de São Paulo 
Local: São Paulo – SP


Plano Bianual de Atividades e Temporada – Orquestra Sinfônica Brasileira - Anos 2022 e 2023



Foto: Marina Andrade 


A Orquestra Sinfônica Brasileira - OSB é o mais tradicional conjunto sinfônico do país e se mantém viva e pulsante há mais de oito décadas, por desafiar os muros comumente colocados entre clássico e popular, entre público e orquestra, entre o restrito e o acessível, entre o excludente e o plural, trabalhando para a construção de caminhos para a difusão da música como ferramenta de transformação social pelo país, sendo reconhecida pelo trabalho em ações de formação de público, seus projetos sociais e educativos, e pelo pioneirismo de seus feitos. 

O patrocínio a esse projeto visa o apoio à temporada artística de 2023, contemplando também ações de educação musical e formação de plateia – que fazem parte da missão da OSB na atuação pela valorização e popularização da música sinfônica brasileira.

No coração da OSB está a conquista de novos públicos para a música sinfônica, o incentivo a novos talentos e a divulgação de um repertório diversificado, construindo a cada temporada artística a busca pela valorização da diversidade, da natureza e dos artistas nacionais, principalmente das mulheres.

Instituição: Fundação Orquestra Sinfônica Brasileira 
Local: Rio de Janeiro – RJ 


Turnê Regional PianOrquestra 



Foto: Fernando Souza


O PianOrquestra é um grupo instrumental criado em 2003, no Rio de Janeiro, originário de pesquisas acadêmicas sobre técnicas de piano preparado e piano expandido. Formado por quatro pianistas e uma percussionista, dentre eles 3 professores universitários da área da música, que utilizam técnicas de preparação, expansão do piano e processamento eletrônico. 

O palco é preenchido por 10 mãos que desafiam o uso do piano transformando o instrumento em uma autêntica orquestra. A execução acontece no interior e na parte inferior da caixa do piano, inserindo objetos sobre as cordas, além de baquetas de feltro, madeira e metal para efeitos percussivos. O experimentalismo gerou o reconhecimento da crítica especializada como um dos grupos mais inovadores do atual cenário da música instrumental brasileira. 

O projeto também conta com workshops que têm temáticas diversificadas na área da música como o universo do piano preparado, técnicas de composição/criação coletiva e música brasileira no piano, no qual o grupo instrumental PianOrquestra está inserido.

Instituição: Gaia Produções Artísticas e Culturais Ltda
Local: Rio de Janeiro – RJ, Brumadinho – MG e Vitória - ES 


Ação Social pela Música – ASM Ciclo 8 

Foto: Daniel-Ebendinger


Esse patrocínio visa dar suporte às atividades do projeto Ação Social pela Música – ASM, que tem como objetivo o ensino coletivo de música clássica voltado para cerca de 400 crianças e jovens na faixa etária de 6 a 18 anos, moradores de comunidades socioeconomicamente desfavorecidas e em situação de vulnerabilidade social, mantendo as atividades em sete núcleos no Estado do Rio de Janeiro: Petrópolis, Complexo do Alemão, Morro dos Macacos, Rio das Pedras, Manguinhos, Tijuca e Cidade de Deus. São oferecidas aulas de instrumentos de cordas friccionadas (violino, viola, violoncelo, contrabaixo) e instrumentos de sopro (flauta transversa, clarinete, saxofone, trompete, trombone, bombardino), aulas de prática de orquestra, oficinas artísticas complementares, além de reforço escolar e palestras socioeducativas. 

Todas as atividades da ASM são gratuitas e direcionadas exclusivamente a alunos inseridos na Rede de Ensino Escolar, não havendo nenhuma cobrança pelos cursos regulares nem pelas apresentações musicais. 

Instituição: Ação Social pela Música 
Local: Rio de Janeiro - RJ 


Museu Nacional – Todas as Vozes do Fogo 


Foto: Elisa Mendes

A Cia Barca dos Corações Partidos presta uma homenagem ao bicentenário da nossa independência ao montar o espetáculo “Museu Nacional – todas as vozes do fogo”, um musical épico, que retrata o acervo do Museu Nacional e tudo o que ele representa e faz uma revisão teatral da história do Brasil, narrada pela personagem Luzia, o remanescente humano mais antigo das Américas. 

Um espetáculo no qual texto, corpo, música, luz e som exercitam o pensamento com humor; que incorpora a sátira, mas também a fina ironia. Com músicas originais de Alfredo Del Penho, Beto Lemos e Vinicius Calderoni, que também assinam o texto e a direção. 

Instituição: Sarau Agência de Cultura Brasileira Eireli – EPP 
Local: Rio de Janeiro - RJ 


Banda na Praça  


Foto: Júnior Duarte

O projeto propõe apresentações musicais gratuitas em praças públicas da cidade de Passos. Serão realizados concertos da Filarmônica 14 de Maio, a banda executa músicas instrumentais populares e eruditas, com a finalidade de levar entretenimento e cultura para toda a população.  

A Filarmônica é composta por 60 músicos, e tem como objetivo garantir um acesso permanente de crianças, adolescentes e jovens, em especial aqueles em situação de vulnerabilidade social, às atividades musicais, aulas práticas e teóricas, de forma gratuita, com a finalidade de levar entretenimento e cultura para toda a população. Assim, as apresentações são idealizadas para preencher as lacunas culturais e sociais da cidade e de toda a região, promovendo entretenimento à comunidade e formação de plateia através de apresentações musicais com repertório variado, provendo a integração social e proporcionando a seus alunos a oportunidade de aprender uma arte e uma profissão. 

Instituição: Ada Caroline de Assis Lessa  
Local: Passos – MG 


Festival Vale do Café 18ª Edição  


Foto: Paulo Rodrigues

O projeto foi criado para promover e valorizar a região Sul Fluminense do Vale do Paraíba. Igrejas, centros culturais e fazendas históricas acolhem a programação do Festival. O Festival oferece cursos de músicas direcionados a instrumentistas que queiram se aprimorar, com foco em canto e instrumentos musicais, do popular ao erudito. Ao longo do Festival, os alunos dos cursos realizam apresentações de Prática de Conjunto, como forma de atestar a evolução de seu aprendizado.   

É no sentido de preservar e valorizar a história desta região, que o projeto chama a atenção para o Vale, dando visibilidade e resgatando suas tradições, como forma de colaborar para seu desenvolvimento econômico sustentável. O Festival, além de proporciona a inclusão de parcela da população brasileira, acaba trazendo influências socioculturais características de nosso contexto nacional que também contribuem para o intercâmbio multicultural entre a população, os artistas, os alunos e os locais por onde passa. 

Instituição: Backstage Rio Empreendimentos e Produções Artísticas e Culturais Ltda  
Local: Vassouras, Paty do Alferes e Rio das Flores - RJ   


Entrecruzos  

Foto: Benoit Fournier


Entrecruzos é um espetáculo teatral inédito que se propõe a despertar reflexão sobre relações inter-raciais, diversidade cultural e violência de gênero através da dança, música e tecnologia. A peça conta a história de duas irmãs, Leo e Swalea, ambas nascidas no dia 21 de março de 1942. Leo, descendente de portugueses imigrantes em Moçambique, ao ficar órfã dos pais, é adotada pela família de Swalea. As personagens se unem na busca por suas vozes, num espetáculo que evoca canções, contos e tradições que misturam o universo afro-brasileiro abordando a importância do diálogo, trazendo discussões sobre a prevenção da violência e a importância dos direitos humanos. 

A obra promove interação do espectador, trazendo a inovação do cenário virtual em Realidade Aumentada.  Além das apresentações, o projeto prevê também palestras em escolas públicas e oficina de escrita para mulheres, ambas gratuitas. 

Instituição: Mollica Rosa Filmes Ltda  
Local: Rio de Janeiro - RJ

 

MUSEHUM - Museu das Comunicações e Humanidades

Foto: Luciola Villela


O Museu das Comunicações e Humanidades – MUSEHUM é uma evolução do Museu das Telecomunicações, em atividade há mais de 15 anos, que teve suas instalações totalmente remodeladas em função de uma nova proposta conceitual e identidade. Possui atrações interativas inéditas, ambientes imersivos e novas tecnologias, como realidade virtual, displays interativos sensíveis ao toque, fotografia digital 3D, monitores de LED de alta definição, celular, game e outros. 

O patrocínio a este projeto tem como objetivo a continuidade do tratamento do acervo de acordo com os princípios da museologia: conservar, investigar, difundir e expor. O projeto conta com um Programa Educativo que convida o público a mergulhar em experiências guiadas em um acervo histórico, tecnológico, artístico, criativo e que provoca discussões a respeito de cultura, arte e tecnologia das telecomunicações. 

Com entrada gratuita, o Museu tem como missão democratizar o acesso à arte, tecnologia e ciência, com ações educativas para todos os públicos e mediação de públicos em situação de vulnerabilidade.  

Instituição: Instituto Telemar   
Local: Rio de Janeiro – RJ


Atlântida – Uma Comédia Musical



Foto: Maria Clara Rente

O objetivo do espetáculo teatral é revisitar a Atlântida Cinematográfica, reconhecendo a sua importância para a história do cinema e da cultura brasileira. 

As "chanchadas"- apelido dado ao gênero - atraía multidões para prestigiar o cinema nacional, quando a indústria cinematográfica brasileira apenas engatinhava, disputando o seu incipiente mercado com as produções americanas e europeias que conquistavam o mundo. A Atlântida foi a principal produtora destes filmes, conseguindo a façanha de realizar entre os anos 40 e 60, 62 obras de ficção e diversos documentários, cujas bilheterias competiam em condições de igualdade com o cinema vindo de fora. 

A peça tem um roteiro que segue a estrutura das comédias musicais da época, com seus personagens-tipo característicos, que se envolvem em histórias românticas, e em grandes quiproquós, até chegarem à solução do "feliz final". A trama tem como cenário o próprio estúdio da Atlântida, e os personagens são produtores, empresários, atores, roteiristas, diretores, coristas, técnicos que revivem tantas figuras importantes da base do cinema nacional, com seu esforço pioneiro e de criatividade. 

Instituição: Lúdico Produções Artísticas Ltda 
Local: Rio de Janeiro – RJ  


Quinteto Villa-Lobos: 60 Anos de Música Brasileira



Foto: Daniel Ebendinger


O projeto Quinteto Villa-Lobos: 60 Anos de Música Brasileira é dedicado à celebração da carreira de um dos grupos de Música de Câmara mais importante do Brasil. Com o propósito de difundir a música erudita e instrumental brasileira, o grupo realiza apresentações com programas diferentes e com transmissão ao vivo gratuita, além de promover um concerto didático com o próprio Quinteto Villa-Lobos e uma aula online sobre o Quinteto e sua instrumentação. Alguns repertórios clássicos e homenagens a ex-integrantes e compositores que marcaram a trajetória do conjunto faz parte do programa. 

Instituição: Caseiras Produções Culturais Ltda  
Locais: Rio de Janeiro - RJ, Belo Horizonte - MG, Distrito Federal - DF e São Paulo - SP