Projetos patrocinados - Ciclo 2022/2023


Esporte e Cidadania Judô de Ouro – Ano II


O projeto atende 1.180 crianças, adolescentes e pessoas com deficiência em 23 núcleos implantados, oferecendo aulas de judô e diversas atividades esportivas, sociais e educativas. O projeto envolve ainda a capacitação de professores e estagiários de educação física, educadores e monitores esportivos, em parceria com escolas municipais, estaduais e centros comunitários. 

As localidades atendidas apresentam condições de risco e vulnerabilidade social, de forma que a instalação de um projeto esportivo educacional atrelado à escola torna-se uma importante ferramenta de inclusão social, colaborando para a formação integral dos alunos beneficiados. 

Desde a criação da Fundação Antônio Francisco Lisboa, milhares de crianças, adolescentes e adultos já foram beneficiados pelas atividades oferecidas, tornando-se uma referência positiva de transformação social em todos os locais onde atua.

Instituição: Fundação Antônio Francisco Lisboa – O Aleijadinho
Local: Ouro Preto, Mariana e Itabirito – MG 


Futsal Feminino como Forma de Empoderamento



A ADEF trabalha desde 2006 com futsal feminino e vê o esporte como ferramenta de empoderamento na formação de atletas e cidadãs por meio da educação integral, vinculando os treinamentos de rendimento aos estudos. A maior parte das atletas provém de cidades satélites e do entorno, onde as opções para o seu desenvolvimento são pequenas, e no projeto recebem acompanhamento pedagógico, médico, odontológico, alimentação, bolsas de estudos, além do desenvolvimento da parte técnica - treinos, preparação física, material de treinamento e participação de competições.

A ADEF-DF se destaca como uma das maiores formadoras de atletas no futsal. Sua atuação no cenário nacional é notória fazendo com que a entidade figure dentre as equipes mais tradicionais do país, com atletas convocados para a seleção brasileira.

Além do Futsal a ADEF aborda temas transversais alinhados com a Agenda 2030 da ONU como combate ao racismo, combate à violência contra a mulher e sustentabilidade. Acreditamos que o esporte é um meio de transformação e desenvolvimento social.

Instituição: Associação Desportiva de Futsal do Distrito Federal - ADEF/DF
Local: Brasília - DF


Flamengo Olímpico V - Aquáticos e Artísticos



O projeto busca o desenvolvimento esportivo de alto rendimento de atletas das equipes de base de natação, polo aquático, nado artístico e ginástica artística, através da oferta de condições de treinamento adequadas à formação esportiva, da oportunidade de participação nos principais campeonatos (regionais, nacionais e internacionais) e do aprimoramento global dos atletas. 

Além do esporte, o Flamengo Olímpico propicia o desenvolvimento humano, social e educacional dos jovens atletas, contribuindo para a sua formação integral através da transmissão de valores potencializados pelo esporte como a disciplina, a solidariedade, a integração social e o respeito ao próximo.

Bolsas de estudos em escolas e instituições de ensino superior, acompanhamento multidisciplinar e cursos de idiomas são alguns dos benefícios complementares oferecidos, que se tornam ainda mais relevantes considerando que cerca de 46% da base de atletas vive em áreas de vulnerabilidade social.

Instituição: Clube de Regatas do Flamengo
Local: Rio de Janeiro – RJ


Excelência no Esporte VI


O projeto Excelência no Esporte VI forma atletas de base nas modalidades de basquete, futsal, natação, vôlei e basquete em cadeira de rodas, oferecendo apoio multidisciplinar, contribuindo para o aprimoramento técnico e para a formação social e intelectual dos beneficiados. Um total de mais 800 participantes e participam de competições regionais, estaduais e nacionais. 

Fundado em 1940, o Olympico Club trabalha no desenvolvimento esportivo de crianças e adolescentes, priorizando aqueles que vivem em áreas de vulnerabilidade social. O clube localiza-se próximo ao "Aglomerado da Serra", maior comunidade do estado de Minas Gerais, onde é realizado um trabalho específico de divulgação para atender as escolas públicas da região.

Instituição: Olympico Club
Local: Belo Horizonte – MG