FURNAS participa do Seminário Nacional de Grandes Barragens

Evento que será aberto em Salvador nesta segunda-feira (20) reunirá os principais representantes do setor mundial e acontece em paralelo com o II Simpósio Internacional de Segurança de Barragens

 

Rio de Janeiro, maio de 2019 – Os profissionais de FURNAS Rodrigo Calixto, superintendente de Empreendimentos de Geração; Letícia Manna Leite, superintendente de Gestão Ambiental e Fundiária; e os engenheiros Celso José Pires Filho e Maurice Traboulsi, da Superintendência de Empreendimentos de Geração, estão entre os especialistas confirmados na programação do XXXII Seminário Nacional de Grandes Barragens. O evento que começa nesta segunda-feira (20), em Salvador, acontece em paralelo ao II Simpósio Internacional de Segurança de Barragens. Promovido pelo Comitê Brasileiro de Barragens (CBDB), contará com alguns dos mais importantes pesquisadores e profissionais dedicados ao estudo, projeto, construção, acompanhamento e segurança de barragens do Brasil e exterior. 

“O Seminário é uma oportunidade ímpar para compartilharmos a expertise técnica e operacional de FURNAS com especialistas e empresas do setor de energia de todo o mundo. A empresa faz questão de contribuir com o necessário debate sobre segurança dos empreendimentos com barragens, bem como apresentar as tecnologias utilizadas nos ativos da companhia”, destaca Calixto.

FURNAS possui 21 hidrelétricas em seu parque gerador, entre usinas próprias e em parceria, além de um Centro Tecnológico de Engenharia Civil reconhecido internacionalmente e pioneiro na tecnologia de construção de barragens. No local, inúmeros estudos definem e otimizam o uso de materiais, minimizando custos e proporcionando melhor desempenho, segurança e durabilidade dos empreendimentos. Entre estes estudos estão: mecânica dos solos e das rochas, tecnologia e ensaios de durabilidade do concreto, instrumentação e segurança de barragens, calibração e verificação de instrumentos e modelos reduzidos. 

Durante o evento, Letícia Manna Leite participará do debate “Relacionamento com as Comunidades do Entorno”, onde serão abordadas questões como planos de ação de emergência, sistemas de monitoramento e alarme, metodologia de comunicação socioambiental e outros. O engenheiro Maurice Traboulsi estará na mesa “Situação das Barragens de Mineração no Estado da Bahia”, onde serão debatidos incidentes e acidentes em barragens de rejeitos. Já Celso Pires coordenará uma das mesas do II Simpósio Internacional de Segurança de Barragens, onde serão abordados temas ligados ao estado da arte de segurança de barragens, lições aprendidas e sistemas de monitoramento.

Entre os especialistas internacionais estará Michael Rogers, presidente do International Commission on Large Dams (ICOLD), além de membros do Chinese National Committee on Large Dams (CHINCOLD), do Spanish National Committee on Large Dams (SPANCOLD) e do United States Society on Dams (USSD).

Paralelamente ao seminário, será realizada exposição técnica de produtos e serviços que complementará o intercâmbio de informações para gerar a oportunidade de prospecção de novos negócios.  


Mais informações

Fernanda Pontual / André Sant’Anna
(21) 2528-2107 / 2528-3696 / 99470-4437 (Plantão)

Ver outros releases