Vídeos

 

FURNAS e John Cotrim

Neste vídeo, um pouco sobre a história do fundador e primeiro presidente de FURNAS, John Cotrim, cuja história confunde-se com a história da empresa. Material produzido utiliza imagens históricas da construção da Usina de Furnas (MG) e depoimentos de pessoas próximas ao engenheiro.

 

A empresa FURNAS

Entenda neste vídeo a importância da estatal FURNAS para o sistema elétrico brasileiro. Conheça um pouco de sua história e planos de expansão, compartilhe conosco o orgulho de ter uma empresa empreendedora, com alta qualificação técnica, capaz e 100% brasileira.

 

Brasil Potência Industrial

Este vídeo, produzido pelo fotógrafo e cineasta Jean Manzon, mostra a construção da primeira hidrelétrica de FURNAS, em Minas Gerais, à época a maior da América Latina. Nele são abordados os benefícios do projeto para a população local e para o desenvolvimento do Brasil. O conjunto de imagens, texto e narrativa é uma relíquia histórica que registra uma fase de transformações no País, quando este deixava sua vocação agrária em busca do desenvolvimento por meio da industrialização e uso de novas tecnologias.

 

Luz Energia para o Progresso

Este vídeo, produzido pelo fotógrafo e cineasta Jean Manzon, registra o uso de tecnologias até então inéditas na construção da primeira hidrelétrica de FURNAS, em Minas Gerais. Outros aspectos são abordados, como a formação de uma cidade com total infraestrutura no entorno do empreendimento – uma referência à época.

 

Usina Hidrelétrica Serra da Mesa

Produzido no início da década de 90, o vídeo "Usina Hidrelétrica Serra da Mesa" mostra detalhes da construção da central geradora localizada no rio Tocantis, em Goiás. A usina é resultado da associação de FURNAS com um consórcio de investidores privados. Este fato tornou Serra da Mesa o primeiro empreendimento do setor elétrico brasileiro no regime de parceria público-privada -- modelo de negócio que predomina atualmente em grandes projetos hidrelétricos. Serra da Mesa possui capacidade instalada de 1.275 MW. A hidrelétrica tem papel fundamental para a segurança energética de Goiás e do Distrito Federal. Além disso, sua rede de transmissão é elo entre os subsistemas Norte/Nordeste e Sul/ Sudeste/Centroeste.

 

JK visita obras da Usina de Furnas

O vídeo, produzido em 1959 pela Agência Nacional, mostra o então do presidente Juscelino Kubitschek recebendo explicações de John Cotrim, primeiro presidente de FURNAS, sobre o projeto da hidrelétrica que seria responsável pelo fornecimento da energia ao Rio de Janeiro, São Paulo e Minas Gerais. A Usina de Furnas representou, à época, o maior empreendimento de energia hidrelétrica da América Latina.

 

Castelo Branco visita usinas de Furnas

O vídeo de 1965, produzido pela Agência Nacional, mostra o então presidente da República Castelo Branco nas solenidades de início da construção de Luiz Carlos Barreto de Carvalho e de inauguração de parte das unidades geradoras de Furnas, que adicionaram, à época, mais 300 MW ao parque gerador brasileiro. A produção faz parte do acervo do Arquivo Nacional.

 

Sistema de Distribuição da Usina de Itaipu

O vídeo mostra a história da usina de Itaipu desde a sua inauguração. Itaipu é uma Usina Hidrelétrica binacional localizada no Rio Paraná, na fronteira entre o Brasil e o Paraguai. Construída por ambos os países no período de 1975 a 1982, Itaipu é, hoje, a maior usina geradora de energia limpa e renovável do mundo. A transmissão da energia gerada em Itaipu em território brasileiro é realizada por FURNAS pelas linhas de transmissão com tensões de mais e menos 600kV em corrente contínua e 750kV em corrente alternada. Essa energia gerada por Itaipu e transmitida por FURNAS abastece as regiões onde estão situados 63% dos domicílios brasileiros, que respondem por 81% do PIB nacional. O empreendimento de Itaipu é um ícone da engenharia brasileira e internacional, sendo reconhecida como uma das grandes construções do mundo moderno.

 

FURNAS por Nossa Gente

O vídeo apresenta depoimentos de alguns pioneiros que participaram do dia-a-dia da Usina Hidrelétrica de Furnas. O resgate desta memória nos ajuda a compreender o compromisso e orgulho dos que ajudaram a construir a trajetória de sucesso da empresa, e sua importância estratégica e essencial para a sustentação do crescimento do país.

 

Programa Nacional de Energia - Década de 60

O Canal FURNAS resgatou, do acervo do Arquivo Nacional, um filme de 1963. O vídeo mostra, com belas imagens, a construção da Usina de Furnas e as obras da interconexão entre as hidrelétricas de Mascarenhas de Moraes (então chamada de Peixoto), em Minas Gerais, e Cachoeira Dourada, em Goiás.

 

Construção e expansão de Hidrelétricas - Arquivo Nacional de 1966

Produzido em 1966, o filme do acervo do Arquivo Nacional mostra imagens de construção de usinas hidrelétricas. O vídeo cita a expansão das hidrelétricas de Furnas e Paulo Afonso, e a construção das usinas de Estreito, Boa Esperança e Urubupungá.

 

Imagens históricas da Usina de Funil

Um registro histórico da construção da Usina de Funil pode ser visto neste vídeo do Canal FURNAS. As imagens, de 1969, fazem parte do acervo do Arquivo Nacional.

 

Furnas 58 anos de sucesso

 

50 anos do Centro de Operação Regional Minas (CTRM.O)

Situado na área da Usina de Furnas, no município de São José da Barra, o Centro de Operação Regional Minas completou 50 anos em 1/7/2017. Este vídeo com depoimentos de alguns dos pioneiros da operação do Sistema FURNAS celebra a data e presta uma homenagem aos colaboradores que fazem de FURNAS esta grande empresa.

 

Marimbondinho 60 anos

 

FURNAS 60 anos

 

FURNAS 2019


Conheça o Canal Furnas no YouTube.