Case ANPEI

Pelo terceiro ano seguido, um projeto de FURNAS é selecionado para Congresso da Anpei

Programa favorece gestão mais participativa e gera economia de R$ 2,3 milhões


Pelo terceiro ano consecutivo, um projeto de FURNAS é selecionado para apresentação na Conferência de Inovação, promovida pela Associação Nacional de Pesquisa e Desenvolvimento de Empresas Inovadoras (Anpei). O Programa de Inovação da companhia, que amplia a participação de colaboradores em tomadas de decisão, representou uma economia estimada de R$ 2,3 milhões desde 2016.

“O Programa de Inovação utiliza metodologia baseada no desenvolvimento organizacional e de equipes. Ao contrário de iniciativas anteriores, que tinham uma abordagem pré-definida, a nova metodologia engaja os colaboradores desde o início para identificar oportunidades de geração de valor para FURNAS e melhorias no dia a dia de trabalho”, explica Thiago Peixoto, da Gerência de Governança e Gestão de TI. O projeto busca a simplificação de processos, aplicação de novas tecnologias e construção de parcerias com outras empresas, gerando economia ao evitar mais contratações, internalizar alguns procedimentos e aumentar a eficiência.

Os cases selecionados nos anos anteriores também fazem parte do Programa de Inovação, que começou a ser implementado em FURNAS há três anos. Em 2017, a empresa foi agraciada com o projeto FURNAS Remote, que facilita o trabalho remoto. No ano seguinte foi a vez do Fila Rápida, que reorganiza demandas de prazos curtos.

Desde o início do Programa de Inovação, 15 projetos foram executados. A iniciativa foi escolhida como case na categoria Modelo de Negócio, e será apresentada no encontro da Anpei em setembro, em Foz de Iguaçu (PR).