Divulgação Refugiado e Empregabilidade

Empregabilidade de refugiados é tema de painel em FURNAS

Encontro também terá troca de experiências para quem buscou refúgio no Brasil


Para marcar o Dia Mundial do Refugiado, FURNAS promove, no dia 26 de junho, o painel “O Refugiado e a Empregabilidade no Brasil”. O encontro debaterá a inclusão no mercado de trabalho de pessoas que buscaram refúgio no país, e como criar mais oportunidades para este grupo.

O painel será aberto pela coordenadora do Setor de Integração Local do Programa de Atendimento a Refugiados (PARES) da Cáritas, Débora Marques Alves. Em seguida, refugiados de diversas nacionalidades falam sobre suas experiências no Brasil, e como podem ajudar quem busca um emprego.

“Acolhimento e oportunidade são vitais na reconstrução da vida de quem está longe da terra natal. A sociedade como um todo deve fazer um esforço para que essas pessoas possam exercer a cidadania. FURNAS atua diretamente para a reintegração deste grupo ao mercado de trabalho”, afirma Claudia Tenório, assistente social da companhia. A inclusão de refugiados na sociedade perpassa diversos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODS), incluindo Erradicação da Pobreza (ODS 1), Saúde e Bem Estar (ODS 3) e Trabalho Decente e Crescimento Econômico (ODS 8).

FURNAS oferece uma série de ações que beneficiam refugiados que buscam uma oportunidade. O Curso Cuidador, atividade de capacitação gratuita para formação de mão de obra, já formou dezenas de alunos refugiados. Uma nova turma será aberta no segundo semestre, e o pré-cadastro de interessados pode ser feito nos telefones 21 2528-2593 e 2528-3811.

Outras atividades incluem a contratação de refugiados para trabalhar em eventos corporativos da companhia, e ações promovidas pelos funcionários de FURNAS com foco em saúde, combate à descriminação e eliminação de todas as formas de violência.


Programação – O Refugiado e a Empregabilidade no Brasil

Local: Escritório Central de FURNAS – Auditório do 8° andar – Rua Real Grandeza, 219, Botafogo
Data: Quarta, 26 de junho
Horário: 10h
Inscrições: ctenorio@furnas.com.br ou (21) 2538-2593

10h – Boas vindas
10h10 – 1° Painel: Compreendendo os desafios para o Refugiado para a empregabilidade no Brasil
Débora Marques Alves, Coordenadora do Setor de Integração Local da PARES-Cáritas-RJ
Rosane Marques, Mestre em Diretos Humanos pela UFRJ com a tese “Mulher Negra Congolesa e Refugiada no Rio de Janeiro”
11h – 2° Painel: As experiências dos Refugiados e Imigrantes com a empregabilidade no Brasil
12h – Encerramento