Programa de Reciclagem Eletrônica de FURNAS

FURNAS mobiliza reciclagem de cerca de quase 1 tonelada de lixo eletrônico


O Projeto Eco Eletro, iniciativa do Programa Coleta Seletiva Solidária de FURNAS, recolheu quase 1 tonelada em doações de equipamentos eletrônicos, nos últimos seis meses. O ponto de coleta, localizado na sede da empresa, no Rio de Janeiro, possibilitou a reciclagem do material, evitando a contaminação do solo por metais pesados, redução da vida útil de aterros sanitários e danos à saúde da população.

Na lista estão telas de computador, teclados, cabos de energia, telefones celulares e impressoras, que pertenciam a colaboradores da empresa. Os materiais foram destinados à Cooperativa Popular Amigos do Meio Ambiente (Coopama), que tem licença ambiental específica para a manipulação desse tipo de rejeito. A instituição também é responsável pela reciclagem de óleo de cozinha coletado nas dependências de FURNAS.

Instituído há cerca de dez anos, o Programa Coleta Seletiva Solidária recolhe, em média, 190 toneladas de resíduos por ano. Além do lixo eletrônico e óleo de cozinha, são coletados papel vidro, papel, plástico, pilhas e metais.

A próxima etapa do projeto deverá ser a coleta e reciclagem de pó de café e cápsulas de café expresso, também atendendo a demandas identificadas entre os funcionários da empresa. O Programa Coleta Coletiva Solidária é uma realização da Gerência de Responsabilidade Sociocultural de FURNAS.

Ver outros releases