Tecnologia e controle do concreto


Local: Aparecida de Goiânia
Data: Maio/2020
Carga Horária: 16 horas


Objetivo


Capacitar profissionais da área da construção civil no âmbito do conhecimento da tecnologia do concreto, bem como, para aplicação das ferramentas de controle de produção e aceitação do concreto.


Público-alvo


Técnicos e Engenheiros que atuem em construção de estruturas de concreto.


Conteúdo
 

  • Materiais utilizados no concreto: Cimento Portland; Agregados Graúdo e Miúdo; Adições Minerais; Aditivos Químicos e Água de Amassamento;
  • Dosagem de Concreto: Noção geral sobre traço de concreto; Apresentação do método de estudo de dosagem utilizado por FURNAS (método baseado no módulo de finura da mistura dos agregados);
  • Boas Práticas para Execução do Concreto: Propriedades do concreto nas primeiras idades;
  • Controle Estatístico da Resistência à Compressão do Concreto: Formação de lotes e rastreabilidade; Análise estatística (inferência estatística) através da aplicação dos estimadores (fck estimado) da NBR 12655 dos lotes formados.


Instrutor


Eng. ALFREDO SANTOS LIDUÁRIO, Engenheiro civil em FURNAS. Mestre na área de Engenharia Civil, com ênfase em Materiais e Componentes de Construção. Professor no Instituto de Pós Graduação de Goiás (IPOG), no curso de MBA em Projeto, Execução e Controle de Estruturas e Fundações.