Eletrobras divulga comunicado sobre Coronavírus


Protocolo de medidas de prevenção ao coronavírus (Covid-19)


A Diretoria de Gestão e Sustentabilidade (DS) faz referência às orientações transmitidas por meio dos informes "Notícias Eletrobras nº 3375, de 12/03/2020 - Prevenção ao Coronavírus", "Notícias Eletrobras - Gestão de Pessoas - nº 19, de 10/03/2020 - Prevenção ao coronavírus – Orientações complementares", "Notícias Eletrobras – Gestão de Pessoas nº 16, de 05/03/2020 - Prevenção ao coronavírus - Viagens Internacionais", e "Notícias Eletrobras nº 3367, de 02/03/2020 – Coronavírus – Formas de Prevenção", para comunicar o novo protocolo de medidas de prevenção ao coronavírus para todas as empresas Eletrobras:


I - Viagens 

Evitar viagens nacionais e internacionais, salvo em casos excepcionalíssimos.

No caso de viagens ao exterior:

Todos os colaboradores (empregados, estagiários e prestadores de serviço) vindos do exterior deverão entrar em contato, por telefone ou e-mail, com o seu gerente imediato antes de retornarem ao trabalho;

O protocolo acima aplica-se também às pessoas que coabitam com os colaboradores, que deverão entrar em contato com o seu gerente imediato;

O gerente imediato deverá informar à área de Saúde da empresa sobre a viagem do empregado, a trabalho ou lazer. O profissional da área de saúde entrará em contato com o colaborador para anamnese;

Quando o colaborador estiver em período de férias e não tiver conhecimento deste protocolo, o gerente imediato deverá contatá-lo por todos os meios possíveis antes de seu retorno.

Os colaboradores que retornaram de viagem ao exterior nos meses de fevereiro e março de 2020 também devem passar pelo mesmo acompanhamento aqui definido.

Caso o colaborador seja sintomático:

Deverá procurar imediatamente atendimento médico, não devendo ir à empresa, pois estará em licença médica até que tenha alta médica.

Caso o colaborador seja assintomático:

Os casos serão tratados de acordo com a avaliação da área de Saúde da empresa, podendo haver:

Afastamento imediato: até completar o período de duas semanas contadas da data de retorno ao país (código a ser usado pelo Gerente: Falta Justificada).

Monitoramento: pelo médico do trabalho da empresa durante o período de duas semanas, sendo adotadas as medidas necessárias, caso venha a apresentar os sintomas da doença, nesse período. Neste caso, a área de Saúde avaliará as medidas a serem adotadas em relação aos colaboradores lotados próximo ao colaborador que apresentou os sintomas.


II – Empregados em área de operação

As áreas de Operação e Manutenção colocarão em prática os planos de contingência atinentes a cada unidade operativa, tomando como base as diretrizes definidas pelo Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS); 

A holding está articulada com as diferentes áreas de Operação, estabelecendo os planos de contingência;

Na hipótese de alguma ocorrência, as áreas de Operação e manutenção deverão entrar em contato com as respectivas áreas de Saúde.
 

III – Ambientes compartilhados, reuniões e eventos

Auditórios: Os eventos nos auditórios internos que envolvam mais de 20 pessoas devem ser suspensos, incluindo os treinamentos in company.

Refeitórios: As áreas de saúde das empresas avaliarão, juntamente com as áreas responsáveis pelos refeitórios, o fechamento desses ambientes em caso de alto risco de transmissão do coronavírus.

Reuniões: Recomenda-se a diminuição da realização de reuniões presenciais (mesmo que sejam apenas com equipes internas) e a adoção de tecnologias como videoconferência e teleconferência.

Visitas Externas: As reuniões com pessoas vindas do exterior, caso sejam imprescindíveis, devem ser agendadas fora das instalações da empresa. Nos casos excepcionais, envolvendo atividades no ambiente corporativo, a área de Saúde deverá ser acionada, para orientar sobre a adoção de protocolos específicos de rastreamento do visitante e medidas preventivas. 

Entrega de Materiais e Produtos: O recebimento de produtos deve ocorrer na entrada das instalações da empresa.


IV – Higienização/Limpeza das instalações e transporte

Estão sendo adotadas iniciativas de reforço de higienização nas instalações da empresa.

Será instalado dispenser de álcool gel nas áreas de acesso, refeitórios, auditórios e salas de reunião.

A logística de transporte nas empresas Eletrobras que contam com sistema de transporte corporativo será mantida e serão reforçados os protocolos de higienização dos veículos.
 

V - Trabalhos de consultorias nas dependências das empresas

O trabalho presencial de consultores externos nas dependências da empresa deve se restringir a situações excepcionais.

Nesses casos, os gerentes dos projetos deverão encaminhar o protocolo da Eletrobras para os responsáveis pelas equipes das consultorias para que observem as questões de acesso às dependências das empresas Eletrobras.

Até o momento não há caso confirmado de COVID-19 entre os empregados das empresas Eletrobras.

Esclarecemos que este protocolo foi elaborado com a colaboração das áreas de Saúde das empresas Eletrobras considerando a situação e os protocolos vigentes no dia 13/03/2020 e deverá ser revisto sempre que houver alteração nos protocolos do Ministério da Saúde e da Organização Mundial de Saúde.

Dúvidas adicionais sobre o tema devem ser encaminhadas para DSPS pelo e-mail dsps@eletrobras.com.