Teletrabalho: Envio de licenças médicas, INSS e abono social

Objetivo é manter o pleno atendimento das solicitações sem precisar sair de casa

 

FURNAS continua adotando as medidas necessárias para atender e garantir a segurança e prevenção dos seus colaboradores e familiares devido à pandemia do novo coronavírus. Por conta disso, a Superintendência de Gestão Estratégica de Pessoas (RH.A) informa que solicitações relacionadas a licença médica, INSS e abono social devem ser encaminhadas para atestadomedico@furnas.com.br, com nome completo, matrícula, setor e telefone para contato.

Confira mais detalhes sobre os procedimentos :

Atestados Médicos

Os afastamentos até 15 dias são cobertos pela empresa e serão lançados pela equipe médica. Em todos os atestados médicos deverá constar a Classificação Estatística Internacional de Doenças e Problemas Relacionados com a Saúde (CID), a fim de subsidiar a equipe na identificação do diagnóstico que originou o afastamento, conforme descrito no Manual de Pessoal, item 4.7 Afastamentos, subitem 4.2.5.

O atestado emitido por médico ou dentista externo deverá conter o seu CRM/CRO legível. Caso contrário, não poderá ser aceito para fins comprobatórios.

INSS

Nos casos de atestados médicos que ultrapassem o período de 15 dias, o empregado deverá ser encaminhado ao INSS.

A equipe de assistentes sociais solicitará ao CS.A a emissão da “Declaração de Último Dia Trabalhado” (DUT), que será enviada ao email corporativo do colaborador.

Como o atendimento presencial nas agências do INSS está suspenso (Portaria nº 412, 20/03/2020), o empregado deverá realizar a solicitação de auxílio doença, envio do laudo médico e da DUT pelo "Meu INSS", no site ou aplicativo de celular. Esclarecemos que os documentos de solicitação e resultado do auxílio doença, assim que disponíveis no "Meu INSS", também deverão ser encaminhados pelos colaboradores (atestadomedico@furnas.com.br) para fins de codificação no SAP.

Licença de Acompanhamento (Abono Social)

A declaração de acompanhamento deve conter o nome completo do empregado e da pessoa acompanhada (cônjuge ou companheiro, pais e filhos), além do número de dias necessário para acompanhamento.

No e-mail deve constar grau de parentesco e a idade da pessoa acompanhada, bem como o horário (integral ou parcial). Caso seja parcial, é preciso especificar o horário da ausência.

Dúvidas

Dúvidas e outras informações podem ser respondidas via email (atestadomedico@furnas.com.br) ou pelo Plantão do Serviço Social ?(21) 97527-2361 / (21) 97528-8462 / (19) 99184-4445 / (35) 99981-7871.