Balanço de uso de ferramentas de trabalho remoto


Furnas faz balanço positivo do primeiro mês de uso de ferramentas de trabalho remoto


Em virtude da pandemia a empresa ampliou o acesso a ferramentas que permitem o trabalho fora das dependências da companhia


Com 81% dos colaboradores atuando em regime de trabalho, FURNAS faz um balanço positivo do primeiro mês de operação remota. “Apesar de já dispor de ferramentas que permitiam o acesso à distância e a realização de reuniões por videoconferência, a necessidade de isolamento social por conta da pandemia do novo coronavírus, ampliou a demanda para manter a continuidade das atividades das diversas áreas da empresa e se apresentou como um grande desafio”, afirma Marcelo Fernanez Pineiro, Superintendente de Tecnologia da Informação. Atualmente, apenas os profissionais que desempenham atividades essenciais à manutenção da operação da empresa é que seguem atuando presencialmente no Escritório Central ou nas unidades regionais.

Entre as medidas adotadas para o trabalho em regime de teletrabalho, foi disponibilizada uma quantidade de licenças capaz de prover acesso remoto, via VPN, para todos os colaboradores que precisassem, implantada a ferramenta Teams, da Microsoft, para a realização das reuniões remotas. Também foi adotada uma plataforma de assinatura eletrônica, com objetivo de faciliar o fluxo de documentos e suas aprovações em alguns dos principais processos da empresa.

A Superintendência desenvolveu, ainda, um painel de indicadores de uso dos recursos tecnológicos, visando oferecer transparência e comprovar o comprometimento da força de trabalho. “Por meio desses indicadores, verificamos algumas informações que atestam a alta produtividade das equipes de FURNAS, mesmo num período de adaptação ao teletrabalho”, destaca Pineiro.  Em um mês a empresa registrou cerca de 7 mil reuniões realizadas no Teams, 13.000 chats privados e 1.900 chats em equipe, cerca de mil acessos diários via VPN  e duas mil horas de conexão a plataforma SAP. Há ainda os serviços que não necessitam de uso de VPN, como e-mail, por exemplo.

Mesmo após o final do isolamento, ainda sem data prevista, a expectativa é que o modelo de trabalho venha a sofrer modificações. Pensando nisso, a Superintendência de Tecnologia da Informação já trabalha para conduzir algumas iniciativas como:

  • Planejamento para utilizar o Office365 (no qual se inclui a ferramenta Teams) como plataforma de colaboração futura.
  • Ampliação do volume disponível de transações para assinatura eletrônica
  • Disponibilização de paineis de BI para apoio a tomada de decisão e visualização de novos indicadores.
  • Uso de RPAs (robôs) para automação de atividades repetitivas.
  • Intensificação do uso de soluções em nuvem.
  • Adoção de Inteligência Artificial como diferencial no tratamento dos dados.

“O momento é de desafios e de preocupações, mas as oportunidades de inovação surgem a cada dia, e o uso de tecnologia certamente representa um fator relevante nessa transformação digital que se acelera nas organizações”, conclui Marcelo Pineiro.


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