Hacking.Help


Hacking.Help: colaboradora de FURNAS é campeã em maratona internacional de programação


Projeto desenvolvido em equipe foi o melhor na categoria de Logística


A colaboradora Alessandra Correia, contadora da Gerência de Gestão de Apuração de Denúncias (GAD), foi uma das vencedoras do Hacking.Help, evento promovido na semana passada pelo Hacking.Rio, maior maratona internacional de programação, ou Hackathon, da América Latina. A equipe da qual Alessandra fez parte ficou em primeiro lugar na categoria “Logística” com o projeto Acesso Fácil: um aplicativo que promove a integração entre moradores autônomos de comunidades consideradas de risco na cidade do Rio de Janeiro e serviços de entregas de empresas.

A ferramenta busca uma solução para os endereços considerados de risco que passaram a ser evitados pelas empresas de e-commerce. A ideia do Acesso Fácil é conectar moradores destas comunidades com as empresas para que eles façam a etapa final das entregas aos seus vizinhos.

“Há muita dificuldade para receber produtos e serviços nestes locais. São trabalhadores, estudantes, que ficam sem autonomia, cerceados de seus direitos por questões alheias à sua vontade. Além de integrar, a nossa solução oferece oportunidade de renda aos moradores. Eles conhecem como ninguém a comunidade onde vivem e sabem circular com segurança”, avalia Alessandra, que ficou responsável para parte de negócios do projeto, com pesquisa de mercado, estimativa de receitas e custos, entre outras tarefas.

Morador do Complexo do Alemão, Jonas Bezerra foi o desenvolvedor da plataforma, criada a partir da realidade em que vive. Segundo ele, a chegada da Covid-19 agravou ainda mais a situação. “A pandemia trouxe mais visibilidade para este problema e serviu para mostrar o quanto estas comunidades estão desamparadas. Não conseguimos pedir produtos básicos, como remédios, por exemplo. Se eu quiser comprar um remédio para a minha avó, preciso ir à farmácia, sair do isolamento e colocar a minha vida em risco também”, comenta o jovem de 20 anos, estudante de Ciência da Computação.

Cinco estudantes de locais diferentes do país se uniram ao acaso e realizaram um trabalho diferenciado. Além de Alessandra e Jonas, fizeram parte da equipe vencedora: Amanda de Paulo, graduanda em Artes Visuais (RJ); Amanda Barbosa, graduanda em Economia (PE) e Alisson Azevedo, graduando em Matemática - licenciatura (PE). Todos dividiram tarefas e opiniões sobre como melhor desenvolver o projeto desde o delineamento do questionário da pesquisa de opinião, até o fechamento do roteiro final para o Pitch.

Graduanda em Direito e graduada em Ciências Contábeis, Alessandra ressalta a importância do incentivo de FURNAS para que os colaboradores invistam em conhecimento de inovação. “Sou curiosa, sempre gostei de novidades. Quando trabalhava na Gerência de Estudos Financeiros (GFI.F), participei do Furnas Digital, programa de inovação e transformação digital. FURNAS é uma empresa que está sempre buscando inovar e ainda há muito espaço para crescer neste sentido. Não podemos ficar presos ao passado. Tem muita coisa boa no futuro e a tecnologia só agrega”, completa.


Sobre o Hacking.Help e o Hacking.Rio 

Promovida pelo Hacking.Rio, a edição 2020 do Hacking.Help foi totalmente online e teve o objetivo de reunir e desenvolver soluções para os problemas que a sociedade enfrenta devido à pandemia do novo coronavírus. FURNAS foi uma das patrocinadoras do evento, reforçando a política de incentivo à inovação da empresa.

O Hacking.Rio é o maior Hackathon da América Latina e festival de cultura digital, onde reúne especialistas em negócios para pensar, debater e gerar soluções de alto impacto para problemas reais enfrentados pela sociedade em pelo menos 15 clusters setoriais, áreas como educação, mobilidade, saúde, turismo, energia, economia criativa, sustentabilidade entre outros. Mais de mil desenvolvedores, programadores, designers, especialistas em marketing digital e empreendedores se inscrevem anualmente para participar de 42 horas de maratona e desenvolvimento de novas tecnologias. A segunda edição em 2019 do evento teve mais de 3500 participantes entre hackers, bizdevs, mentores, ativadores, palestrantes, pesquisadores, expositores, voluntários, apoiadores, comunidades de tecnologias, sendo mais de mil inscrições para participar dos Hackathons. 


Mais Informações:

Atendimento à Imprensa Furnas
Tel: 021 2528-2107/3696
Plantão: 021 99470-4437
imprensa@furnas.com.br