SOMA


FURNAS contrata SOMA do CEPEL para seu parque gerador


Sistema começará a funcionar nas usinas de Simplício e Furnas


FURNAS contratou o Sistema Orientado ao Monitoramento de Ativos, o SOMA, do CEPEL, o Centro de Pesquisas em Energia Elétrica, para fazer o monitoramento digital de seus ativos de geração. A implantação vai começar pelas UHEs Simplício (RJ/MG) e Furnas (MG/SP).

O SOMA permite o monitoramento online das unidades geradoras e a organização de um histórico de informações sobre o comportamento dinâmico das unidades nos períodos de partida, parada e em carga. O sistema acompanha a evolução das temperaturas e vibrações e descargas parciais das unidades geradoras, auxiliando, por exemplo, na comparação do comportamento das máquinas antes e depois da realização de manutenções.

“O sistema SOMA permite uma análise histórica dos dados monitorados, auxiliando na identificação precoce de problemas futuros. Por exemplo: o aumento gradual de temperatura e vibração em um mancal (local em que fica apoiado o eixo do conjunto gerador da usina) pode sinalizar um problema. De posse destas informações, é possível programar uma intervenção da manutenção, antes que ocorra a falha” explica o engenheiro de Manutenção de FURNAS, Ricardo Manhães. 

A intenção é implantar o SOMA em todo o parque gerador de FURNAS, começando por Simplício, por ser uma usina com infraestrutura melhor adequada para a implantação do sistema, além de ser mais próxima do Rio de Janeiro, facilitando, portanto, o deslocamento e a logística para as viagens, comuns nesta fase do projeto.

Atualmente, o SOMA realiza o monitoramento online de descargas parciais, por meio da integração com o sistema IMA-DP, nas UHE de Samuel, da Eletronorte, e Balbina, da Amazonas GT. Além disso, o SOMA faz o prognóstico de vida de turbinas e caldeiras do Complexo Termelétrico de Jorge Lacerda, da Engie Brasil. O sistema já monitora vibrações e temperaturas na UHE de Funil desde 2017.

A previsão é que o SOMA esteja instalado e rodando nas três unidades geradoras de Simplício no primeiro trimestre, e na UHE Furnas no primeiro semestre de 2021.  “O SOMA vai nos fornecer subsídios para que as manutenções programadas possam ser aperfeiçoadas, reduzindo custos e evitando transtornos no sistema de geração de energia. Os dados monitorados podem ser acessados por meio de uma interface web, a partir de qualquer computador que esteja ligado à Rede Corporativa de FURNAS” completa Manhães.


Mais Informações:

Atendimento à Imprensa Furnas
Tel: 021 2528-2107/3696
Plantão: 021 99470-4437
imprensa@furnas.com.br