FURNAS terá segunda onda de retorno ao trabalho presencial

As atividades da empresa serão retomadas gradativamente em unidades que seguirão protocolos rígidos de prevenção e controle

A segunda onda de retorno ao trabalho presencial de FURNAS vai ocorrer no próximo dia 10 de novembro, incluindo a Nova Sede da empresa, o Edifício Barão de Mauá II. A informação foi confirmada pelo superintendente de Gestão do Capital Humano, Ricardo André Marques, durante o webinar “Evolução dos protocolos de enfrentamento à Covid-19 e Retomada de Resultados”, realizado nesta terça-feira, 27/10. As atividades presenciais serão baseadas em análises preservando a segurança dos colaboradores em setores que foram mais afetados durante a pandemia. O executivo ainda destacou que, também em 10 de novembro, será iniciada uma atividade de ambientação e integração dos colaboradores na Nova Sede. O evento on-line teve a participação especial do infectologista da Fundação Oswaldo Cruz Julio Croda.

Uma das estratégias adotadas pela empresa a partir de agora é a realização diária e obrigatória da auto anamnese, por meio do aplicativo Key App, da CyberLabs, disponível aos colaboradores da empresa que estiverem atuando de forma presencial. “A realização da auto avaliação diária é a forma mais preventiva para cada pessoa em função da possibilidade de exposição e contágio pelo novo coronavírus no dia a dia, inclusive recomendamos que seja feito também por colaboradores que estão em teletrabalho”, destacou Marques.

O KeyApp deve ser acessado todos os dias pelos empregados porque, por meio desse aplicativo, é possível mapear os possíveis sintomas dos funcionários. Feito isso, em caso de relato de sintomas da Covid-19, o aplicativo informará ao colaborador(a) a necessidade de entrar em contato com o 0800 da plataforma ShareCare, também disponível para download aos funcionários da empresa.

“Neste segundo passo, a funcionalidade do aplicativo ShareCare monitorará a evolução clínica dos colaboradores, com acompanhamento de uma equipe médica de plantão 24 horas por dia, sete dias por semana”, acrescentou o médico de FURNAS Luiz Humberto Werdine Machado. “Cada plataforma tem a sua especificidade e ambas são complementares, dentro dos protocolos assumidos pela empresa."

O infectologista Julio Croda recomendou, ao mencionar o retorno do trabalho presencial, que as medidas adotadas por FURNAS sejam mantidas, como o uso de máscaras, álcool em gel e distanciamento social entre os funcionários. “A adoção dos protocolos tem se mostrado eficaz, tal como a assepsia constante das mãos e o uso de máscaras, inclusive comprovados pelos estudos científicos. O monitoramento dos sintomas se mostra o trabalho de maior importância”, disse o especialista.

O presidente de FURNAS, Pedro Brito, ratificou a eficiência nos protocolos adotados pela empresa desde o início da pandemia, em março deste ano, conseguindo controlar a propagação da doença. “Nossas ações todas foram pautadas com base científica, com apoio de especialistas, em que foi possível manter todas as nossas operações em pleno funcionamento”, enfatizou.

As perguntas que não foram respondidas durante a transmissão ao vivo serão esclarecidas e publicadas posteriormente nos canais de FURNAS, bem como o vídeo do webinar. 

Veja no arquivo abaixo a apresentação exposta pelo superintendente Ricardo André Marques no webinar.

Evolução estratégia de testagem