FURNAS apoia Campanha Outubro Rosa


FURNAS apoia a campanha anual Outubro Rosa realizada mundialmente para alertar a população sobre o câncer de mama.  O movimento busca compartilhar informações e promover a conscientização sobre a doença, bem como proporcionar acesso aos serviços de diagnóstico e de tratamento, e contribuir para a redução da mortalidade.

É importante que as mulheres fiquem atentas à saúde das mamas e consultem regularmente o ginecologista e/ou mastologista para os exames de rotina e prevenção. Quando descoberto em sua fase inicial, o câncer de mama tem mais chances de tratamento e cura.

Veja as principais medidas que podem ser realizadas:


Autoexame

Conhecer o próprio corpo é o primeiro passo para a detecção precoce do câncer de mama. Apalpando e observando as mamas, a mulher pode perceber alterações como:

  • Nódulos mamários fixos, móveis, dolorosos ou não
  • Alterações na pele da mama, como vermelhidão ou aspecto de casca de laranja;
  • Alterações no mamilo;
  • Saída de secreção pelos mamilos;
  • Nódulos nas axilas;
  • Retrações da pele da mama.

É importante ir ao médico assim que notar qualquer aspecto diferente nas mamas. Melhor período para fazer o auto-exame é o pós menstrual para as mulheres que não estão na menopausa.


Exame clínico

O exame clínico é feito pelo ginecologista e/ou mastologista, que apalpa as mamas e axilas para verificar alterações. Por isso, as consultas anuais de rotina são importantes.


Mamografia

A mamografia é o exame primordial para o rastreio do câncer de mama. Ela permite visualizar nódulos e calcificações, mesmo antes de serem sentidos no autoexame. Estudos indicam que a mamografia de rotina pode reduzir em até 30% as mortes por câncer de mama.


Ultrassonografia das mamas

É um exame complementar à mamografia. É utilizada para caracterização dos nódulos (benignos e/ou malignos) e avaliação dos cistos (conteúdo líquido). Tem utilidade também para guiar biopsias e punções.


Ressonância magnética

Solicitada quando há alterações nos exames de mamografia e ultrassonografia em casos específicos — especialmente em mulheres com risco elevado de desenvolver o câncer de mama, avaliação de câncer de mama em diferentes locais da mama entre outros. Não é um exame de rastreio!


Biópsia das mamas

Recomendada quando se encontra nódulos suspeitos nos exames de rotina. Caracteriza-se pela retirada de um pequeno fragmento de tecido para análise histológica com o objetivo de verificar a presença de células malignas. As biopsias podem ser guiadas por mamografia ou ultrassonografia. Portanto, para ficar em dia com a saúde, é preciso visitar regularmente o médico ginecologista e/ou mastologista para realizar os exames preventivos a fim de se obter o diagnóstico precoce do câncer de mama e de outras doenças.

Para mais informações, acesse o site do Instituto Nacional do Câncer – www.inca.gov.br/mama ou www.inca.gov.br/tipos-de-cancer/cancer-de-mama.


Mais Informações:

Atendimento à Imprensa Furnas
Tel: 021 2528-2107/3696
Plantão: 021 99470-4437
imprensa@furnas.com.br