FURNAS troca retificadores em usinas e subestações

FURNAS realiza a substituição de baterias e retificadores do serviço auxiliar de suas usinas e subestações


A área técnica de FURNAS vem conduzindo a substituição sistemática das baterias e retificadores dos serviços auxiliares de suas usinas e subestações. Só no último ano, esses equipamentos já foram substituídos em nove usinas, 16 subestações, 14 Estações de Telecomunicações e dois Centros Regionais, um investimento de aproximadamente R$ 7 milhões nos últimos 12 meses.

O serviço auxiliar é destinado a suprir as cargas essenciais para a operação da instalação. Em uma usina, por exemplo, essas cargas movem sistemas de bombeamento de água de resfriamento e ventilação, sistemas de bombas de óleo de lubrificação, sistemas de drenagem e esgotamento, além de circuitos de comando, proteção, controle, telecomunicações e iluminação de emergência. 

“No sistema FURNAS os retificadores em operação vêm sendo gradualmente substituídos de acordo com o fim da vida útil de cada um. O principal motivo é a dificuldade de manutenção por falta de componentes sobressalentes. Muitos dos antigos fabricantes não existem mais ou não fornecem mais suporte para tais modelos” explica o engenheiro João Carlos Possat, da Gerência de Equipamentos Rotativos da empresa.

A substituição das baterias que estão em final de vida útil nos serviços auxiliares dos empreendimentos tem como objetivo suprir a capacidade de atendimento e recomposição dos sistemas durante uma eventual emergência, garantindo o atendimento às cargas emergenciais. A substituição das baterias e retificadores aumenta a confiabilidade do sistema de corrente contínua das usinas e subestações.

“Por serem críticos, todos os sistemas são duplicados para ter sempre uma redundância para atendimento. Além da necessidade de paralisar a operação para a instalação, existem dificuldades logísticas de transporte, adequações locais aos novos equipamentos - que muitas vezes envolvem passar cabos, alterar painéis antigos e construir novas estruturas de apoio. Mas todo o trabalho é conduzido pelas equipes de manutenção de FURNAS, que nesse período de pandemia, ainda estão respeitando os protocolos de proteção ao novo Coronavirus”, completa o engenheiro Luís Secca da Gerência de Equipamentos Rotativos da empresa.


Mais Informações:

Atendimento à Imprensa Furnas
Tel: 021 2528-2107/3696
Plantão: 021 99470-4437
imprensa@furnas.com.br