Centro Tecnológico de Engenharia Civil


Centro Tecnológico de Engenharia Civil de FURNAS, em Aparecida de Goiânia


O Centro Tecnológico de Engenharia Civil de FURNAS, localizado em Aparecida de Goiânia (GO), foi construído em 1983 e conta com modernas instalações voltadas para o desenvolvimento de pesquisas aplicadas e estudos específicos nas áreas de engenharia civil e hidráulica, assim como o controle tecnológico rigoroso nas várias fases que compõem uma obra para geração de energia, em especial as grandes obras de infraestrutura.

Os estudos conduzidos no local contribuem de forma relevante na análise de vários critérios dos empreendimentos, revisando e estabelecendo novos conceitos e gerando novos parâmetros a serem utilizados em projetos, resultando em obras seguras, duráveis, funcionais e econômicas. São estudos de construção de empreendimentos de geração com pesquisas que definem e otimizam o uso de materiais, minimizando custos e proporcionando melhor desempenho, segurança e durabilidade dos empreendimentos.

Entre os serviços prestados pelo Centro Tecnológico de Engenharia Civil estão Tecnologia do Concreto, Geotecnologia, Metrologia, Recuperação de Usinas e Desenvolvimento de Sistemas Construtivos.

No Brasil já foram atendidos mais de 200 empreendimentos hidrelétricos do inventário até a operação, com serviços que vão desde o estudo da mecânica dos solos e das rochas, tecnologia e ensaios de durabilidade do concreto, instrumentação e segurança de barragens, calibração e verificação de instrumentos e estudos em modelos reduzidos. Além dos serviços prestados no Brasil, o Centro já prestou serviços a mais de 30 obras distribuídas entre 19 países dos cinco continentes.

Desde 2000, foram desenvolvidos diversos projetos de pesquisa e desenvolvimento (P&D+I) que correlacionam características intrínsecas dos materiais com os desempenhos dos empreendimentos de energia ao longo de toda a sua vida útil. Estes estudos foram utilizados para mitigar problemas e, principalmente, evitar incidentes, riscos, desembolsos futuros e acidentes com barragens de usinas hidroelétricas.

Reconhecido internacionalmente, o laboratório está acreditado junto ao Instituto Nacional de Metrologia e Qualidade Industrial (Inmetro) desde 1994 e mantém certificação ISO 9001 desde 1996.


Laboratório de Aerodinâmica Aplicada

O Laboratório de Aerodinâmica Aplicada é parte do Centro Tecnológico de Engenharia Civil de FURNAS, e vem se dedicando aos estudos voltados para a geração de energia eólica, desde a viabilidade, operação e otimização, até a manutenção, repotencialização e descomissionamento dos parques eólicos. Ele foi programado para integrar as áreas Teórica, Laboratorial e Observacional visando desenvolvimento de estudos avançados de Confiabilidade e Otimização de sistemas eólicos. Além disso, está com atuações previstas para avaliações de riscos de quedas em torres de linhas de transmissão de energia durante tempestades severas, o que tem ocorrido com frequência crescente no Brasil e especialmente em Goiás.

Desde a sua inauguração em dezembro de 2018, o Laboratório de Aerodinâmica Aplicada subsidia pesquisas visando dados estratégicos no âmbito técnico dos sistemas eólicos. Entre estes objetivos está o aumento da capacidade de previsão da empresa quanto aos desempenhos principais dos sistemas a serem instalados, que, no caso dos empreendimentos eólicos, consiste na produção de energia e análise de comportamentos de pás, torres e fundações em longo prazo.


Túnel de Vento

Em dezembro de 2018 foi inaugurado no Laboratório de Aerodinâmica Aplicada o primeiro Túnel de Vento do país no âmbito da Eletrobras, voltado para estudos e pesquisas da geração de energia eólica. O objetivo do equipamento, que possui 27 metros de comprimento e levou um ano para ficar pronto, é estudar locais candidatos a aproveitamentos eólicos e desempenho de elementos e estruturas utilizadas na geração e transmissão de energia, como as pás eólicas, torres eólicas e as linhas de transmissão.

No túnel será possível mostrar a incidência do vento em equipamentos e torres dos parques eólicos para avaliar o comportamento do vento passando pelas estruturas, em sua potência real ou máxima, e como essas estruturas são impactadas. Desta forma, os profissionais conseguirão analisar a movimentação dos ventos e, assim, aprimorar a qualidade dos equipamentos, hélices e torres, para o melhor aproveitamento de cada unidade. 


Centro Tecnológico de Engenharia Civil de FURNAS – Aparecida de Goiânia
Endereço: BR 153 - Km 1.290 (referência: próximo a fábrica da Mabel)


Maiores Informações:

Atendimento à Imprensa Furnas
Tel: 021 2528-2107/3696
Plantão: 021 99470-4437
imprensa@furnas.com.br