Oficinas de Elaboração de Projetos Sociais Incentivados


FURNAS promove primeiro encontro do ciclo de oficinas de Elaboração de Projetos Sociais Incentivados


Evento contou com a participação da assistente social da empresa, que ressaltou a importância do apoio em projetos sociais

 

Publicado em 02/07/2021

FURNAS promoveu, ontem (1/7), o primeiro encontro do ciclo de oficinas de Elaboração de Projetos Sociais Incentivados. A capacitação gratuita e virtual tem o objetivo de ampliar a capacidade técnica da sociedade civil, conselhos municipais e profissionais da administração pública municipal para obter recursos oriundos de incentivos fiscais.

A abertura contou com a participação da assistente social da empresa Claudia Tenório, que deu boas-vindas aos participantes do ciclo e ressaltou a importância do apoio da companhia em projetos sociais que atuam em prol dos direitos das crianças e adolescentes e também dos idosos.

“Os projetos sociais que recebem recursos de FURNAS são realizados em parceria com instituições. Por meio dessas parcerias, contribuímos para a proteção integral, visto que os projetos são de cunho educativo, profissionalizante, cultural, esportivo, de lazer e convivência comunitária, dentre outros”, ressaltou Claudia Tenório. 

Serão 14 oficinas com conteúdos teóricos e atividades práticas ministradas pela advogada e especialista em gestão pública e direitos da criança e do adolescente Jeniffer Caroline Luiz; e pela advogada, psicanalista e mestre em Direitos Humanos, Maria Letícia Munhoz, que abordou, no primeiro encontro com os participantes das oficinas, alguns conceitos de cultura, ideologia, moral e ética e a influência nos comportamentos e relações na sociedade.  

Instituições já parceiras de FURNAS em outros projetos estiveram presentes, como a Guarda Mirim de Foz do Iguaçu, que em maio conduziu uma live sobre o combate à violência contra crianças e adolescentes, o Centro de Aprendizagem Pró Menor de Passos - MG/CAPP e a One By One. 

Com a iniciativa das oficinas, a empresa avança no objetivo de contribuir com a política pública, qualificando conselheiros e conselheiras municipais e representantes das organizações da sociedade civil e aprimorando a gestão das instituições relacionadas à temática. 

Segundo Claudia Tenório, a proposta das oficinas é parte do amadurecimento da política da companhia em relação à destinação de recursos para fundos de direitos. “Em 2018 iniciamos essa trajetória, com a elaboração do primeiro edital. Adquirimos experiência e estamos planejando o segundo edital destinado para a política pública da criança e do adolescente, e na expectativa do lançamento do edital voltado para o Fundo de direitos da pessoa idosa. O ciclo de oficinas para elaboração de projetos sociais incentivados que estamos ofertando é resultado dessas experiências e nosso desejo é municiar os participantes de conteúdos que os farão obter êxito na participação de qualquer edital ”. 

Para encerrar a primeira aula, um espaço foi aberto para os participantes deixarem suas considerações e expectativas para os próximos encontros, que ocorrerão semanalmente e, a partir de agora, divididos em duas turmas. Ao final da capacitação, eles deverão elaborar um trabalho que consistirá num esboço de plano de ação, colocando em prática todos os fundamentos abordados durante o curso. 

A ação promovida pela companhia também faz parte da comemoração ao aniversário de 31 anos do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) neste mês. O conjunto de normas, instituído pela Lei 8.069 no dia 13 de julho de 1990, tem o propósito de proteção integral à criança e adolescente, bem como seus direitos. FURNAS, em parceria com Centro de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente do Rio de Janeiro (Cedeca RJ), divulgou a versão atualizada da legislação, que pode ser acessado aqui. 


Atendimento à Imprensa Furnas
Tel: 021 2528-2107/3696
Plantão: 021 99470-4437
imprensa@furnas.com.br