Novas práticas e protocolos de saúde

Webinar apresenta novas práticas e protocolos de saúde em FURNAS  

Encontro avaliou o cenário atual da pandemia e apresentou a nova plataforma eletrônica de auto anamnese  

 Foi realizado nesta terça-feira, 12 de abril, o Webinar “Cenário Epidemiológico e Novas Práticas e Protocolos em Saúde”. O evento contou com a participação de Pedro Brito, diretor de Gestão Corporativa; Ricardo André Marques, superintendente de Gestão de Pessoas; Fernanda Menezes, advogada do Departamento de Jurídico Contencioso; Luiz Humberto Werdine, médico da Divisão de Segurança do Trabalho e Saúde Rio; e João Marcelo Soares, consultor da DuPont, empresa que desenvolveu a nova ferramenta eletrônica para avaliação de saúde dos empregados e controle da Covid-19.  

Durante a abertura do encontro, Pedro Brito falou sobre as incertezas do começo da pandemia e o momento atual, com a expectativa para o fim. “No início houve muita dúvida sobre o impacto que essa doença podia causar nas nossas operações e pessoas, e graças a uma atuação efetiva e serena da nossa área médica e jurídica, conseguimos minimizar as falhas evitáveis e começamos a enxergar uma saída, sempre conduzidos por nossa área médica e com base na ciência”, declarou.  O diretor destacou, ainda, que a empresa se prepara para um novo momento, nova forma de trabalho, sem deixar de seguir as recomendações dos especialistas em saúde. “É uma fase de transição da pandemia para o pós-pandemia”, afirmou.  

Em seguida, o médico de FURNAS Luiz Werdine fez a apresentação “Panorama Epidemiológico e Novo Ciclo de Práticas de Prevenção”, onde expôs dados científicos e estatísticas oficiais que demonstram uma evolução positiva na contenção da pandemia, com a redução de casos graves e números de infecção. “A Fiocruz que é uma instituição de referência para a Covid, baseada em critérios objetivos, apontou a fase da extinção da terceira onda por conta do número muito baixo de óbitos, em relação a cada cem mil habitantes. Esse novo momento reflete a evolução do programa de vacinação no Brasil e também pelo fato de grande parte da população já ter tido contato com o vírus”, frisou.  

O médico também antecipou o fim do sistema de monitoramento epidemiológico contendo as bandeiras por região (IRC), com metodologia própria de FURNAS, que classificava as áreas de risco dentro da empresa, para início da avaliação de riscos com base na sistemática do Ministério da Saúde, até o final do mês abril. “Faremos essa modificação do risco Covid por bandeiras, porém seguindo sempre o conceito de que o mesmo instrumento que nos permite flexibilizar agora alertará para recuos em nossas ações, se necessário, caso surja alguma nova variante que nos obrigue a retomar medidas mais rígidas”, reforçou. 

Quanto à reconfiguração das práticas e protocolos de saúde e segurança, que serão revistos até o final deste mês, Werdine elencou em sua apresentação os seguintes pontos: 

- Descontinuidade do processo de desinfecção de ambientes;

- Fim da medição de temperatura para acesso às instalações;

- Empregados não vacinados, mas com laudo médico que recomenda a não imunização para Covid-19, serão testados pela empresa semanalmente. O custo do teste será pago pela empresa;

- Demais empregados não vacinados sem laudo médico também serão testados semanalmente, mas neste caso o próprio colaborador arcará com o custo do teste, conforme orientação da administração da companhia;

- Retorno ao trabalho presencial dos colaboradores integrantes dos grupos de risco e risco social na terceira e última onda da retomada, agendada para o dia 2 de maio, com exceção dos colaboradores da área Rio (EBM, Grajaú, Jardim América, Jacarepaguá, Adrianópolis, São José, Funil e Santa Cruz), onde uma liminar da Justiça do Trabalho impõe condições específicas para o trabalho nas instalações da empresa. 

Fernanda Menezes abordou a portaria interministerial MTP/MS nº 17, de 22 de março de 2022. A portaria determina, de maneira geral, medidas para prevenção, controle e mitigação dos riscos de transmissão do coronavírus em ambientes de trabalho, prevenção nas áreas comuns da organização, ações para identificação precoce e afastamento dos trabalhadores com sinais e sintomas compatíveis com a Covid-19, procedimentos para que os trabalhadores possam reportar à organização, além de instruções sobre higiene das mãos e etiqueta respiratória.  

“A companhia deve fornecer um ambiente de trabalho salubre aos empregados. Estes, por outro lado, devem seguir as orientações da empresa e colaborar para a manutenção do ambiente sustentável e que fique saudável de acordo com as regras de saúde”, ressaltou a advogada de FURNAS, que também falou sobre a utilização das máscaras dentro da empresa. “A gente persiste em estado de alerta da saúde pública e por isso continuamos usando a máscara e a área de saúde vai nos orientando por quanto tempo é necessário”. 

João Marcelo Soares, da empresa DuPont Consultoria, apresentou a nova plataforma de auto anamnese. A “Plataforma Mira Digitalization”, de utilização de todo o grupo Eletrobras, a partir do dia 20 de abril também será adotada em FURNAS, para registro e monitoramento de ações, indicadores de saúde.  A plataforma de uso facilitado pode ser usada não só nos computadores, como também em versão para smartphones, por meio de aplicativo próprio que poderá ser baixado em sistema IOS ou Android. A ferramenta possui um formulário virtual que permite que os empregados indiquem condições de saúde que é compartilhada com a equipe médica da área de segurança do trabalho. O consultor apresentou os detalhes da plataforma e campos para preenchimento. 

Ao final das apresentações, Ricardo André Marques fez a moderação das perguntas enviadas pelos usuários e enfatizou a importância do evento para FURNAS e seus empregados. “Esse webinar representa que nossa empresa está caminhando para a superação desse desafio histórico que foi a pandemia. Com responsabilidade, engajamento e fazendo um trabalho seguindo as melhores práticas estamos conseguindo superar a pandemia”, concluiu o superintendente.  

O webinar está disponível na íntegra em https://teams.microsoft.com/l/meetup-join/19%3ameeting_ZTM5YmJmODQtYjg1My00MzVkLWIwODAtN2NhZDY1NjAyZjdm%40thread.v2/0?context=%7b%22Tid%22%3a%22c988aed1-897c-44cc-8a88-258499c7a3ee%22%2c%22Oid%22%3a%2236209a1e-8f4f-440b-9caa-b89bd1465608%22%2c%22IsBroadcastMeeting%22%3atrue%7d&btype=a&role=a. Veja a apresentação em Power Point exibida durante o webinar no arquivo abaixo.   

Nova Fase dos Protocolos - Abril 2022 Rev7