Institucional


FURNAS Centrais Elétricas é uma sociedade anônima de economia mista federal, de capital fechado e controlada pelas Centrais Elétricas Brasileiras S.A. – Eletrobras. A empresa atua na geração, transmissão e comercialização de energia elétrica. Está presente em 16 estados e no Distrito Federal.

Uma parte de suas concessões de geração e transmissão de energia elétrica é própria, afetada ou não pela Lei nº 12.783/2013, e outra parte é constituída de parcerias público-privadas por meio de Sociedades de Propósito Específico (SPEs).

governança corporativa de FURNAS é assegurada pelos processos internos e relacionamentos da administração superior, composta pela Assembleia Geral de Acionistas, Conselho de AdministraçãoDiretoria ExecutivaConselho Fiscal e Auditoria Interna.


Quem somos


FURNAS nasceu com a missão de evitar o colapso energético que ameaçava o processo de industrialização do Brasil, na década de 50, construindo a primeira hidrelétrica de grande porte do país: a Usina de Furnas (MG). Desde então, a empresa tem tido papel fundamental no desenvolvimento da sociedade brasileira.

Criada em 28 de fevereiro de 1957, a empresa conta com instalações nos estados de São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Paraná, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Pará, Tocantins, Rondônia, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Ceará e Bahia e no Distrito Federal.

Ao longo das últimas seis décadas, a atuação de FURNAS a tornou referência para outras empresas de energia em iniciativas que visam adequar sua estrutura ao novo cenário regulatório do setor elétrico brasileiro. A companhia prioriza eficiência operacional, atuação por processos e sustentabilidade dos investimentos, além de medidas destinadas a aumentar a transparência de sua gestão.

FURNAS ampliou a participação em fontes renováveis, convencionais e alternativas, bem como em transmissão, por meio de leilões da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), mantendo-se como paradigma em geração e transmissão de energia no setor elétrico brasileiro.

Integram seu sistema 21 usinas hidrelétricas e 2 termelétricas, próprias ou em parceria com a iniciativa privada, mais de 29 mil km de linhas de transmissão e 75 subestações.

Conheça o nosso parque gerador e transmissor em Sistema FURNAS.


Visão de Futuro


Ser o maior e mais bem-sucedido agente brasileiro no setor de energia elétrica.


Missão


Atuar com excelência empresarial e responsabilidade socioambiental no setor de energia elétrica, contribuindo para o desenvolvimento da sociedade.


Valores
 

  • Valorização das pessoas, reconhecendo que a força de trabalho é um dos ativos mais valiosos;
  • Trabalho em rede – com pluralidade, cooperação e foco em resultados –, levando em conta, em todas as ações, o impacto na empresa;
  •  Adaptabilidade, desenvolvendo capacidade para as mudanças no ambiente de negócio;
  •  Sustentabilidade, atuando com responsabilidade econômica, social e ambiental;
  •  Transparência, por meio da interação permanente com a sociedade para o atendimento de suas necessidades e divulgação dos resultados empresariais;
  •  Empreendedorismo, atuando com proatividade para superar os desafios.


Estrutura organizacional