Programas sociais


FURNAS é comprometida com o desenvolvimento sustentável das comunidades afetadas pelas suas operações. Dessa forma, desenvolve e apoia programas sociais que visam a promoção da cidadania, da educação, da diversidade, da geração de trabalho e renda, da saúde e segurança alimentar, do esporte e lazer, da garantia dos direitos da criança e do adolescente e da cultura, especialmente nas comunidades do entorno dos empreendimentos da Empresa. 


Programa FURNAS Social


Seleção de projetos de organizações da sociedade civil por meio de edital, com o objetivo de melhorar a qualidade de vida nas comunidades localizadas em áreas de atuação da Empresa.? 


Programa de Desenvolvimento Territorial


Criado há mais de 15 anos para impulsionar o desenvolvimento social e econômico de comunidades e bairros situados no entorno dos empreendimentos de FURNAS, o Programa de Desenvolvimento Territorial busca qualificar, integrar e dinamizar as relações entre grupos comunitários organizados com o poder público local e a sociedade civil em geral. 

O projeto Núcleos de Integração Comunitária, que integra o Programa, nasceu de uma parceria entre FURNAS e o Instituto Brasileiro de Análises Sociais e Econômicas (IBASE), para promover a emancipação das comunidades de baixa renda vizinhas às instalações da Empresa, impulsionando o desenvolvimento de base comunitária. 

A metodologia participativa dos Núcleos baseia-se na reflexão conjunta da situação social local e na?construção coletiva de instrumentos de transformação, criados à medida que as comunidades se organizam, examinam seus próprios problemas, discutem suas prioridades e buscam soluções junto aos órgãos competentes e?parceiros. A primeira etapa tem início com a elaboração dos diagnósticos sociais, onde são identificadas as principais necessidades e potencialidades locais. Em seguida, inicia-se a consolidação dos fóruns comunitários, a elaboração dos planos de ação, e por fim, é concedido apoio aos projetos de referência escolhidos pelas comunidades, dando voz aos atores sociais locais.