Projeto Núcleos de Integração chega à quinta etapa

Próxima fase engloba o desenvolvimento dos Projetos de Referência

Publicado em:
Parque Mambucaba recebe a quinta etapa do projeto / Crédito: Arquivo FURNAS


O Projeto Núcleos de Integração Comunitário, desenvolvido pela Gerência de Responsabilidade Sociocultural de FURNAS em parceria com o Ibase (Instituto Brasileiro de Análises Sociais e Econômicas), está na quinta etapa de execução. Essa fase inclui a devolução dos Planos de Ações de Desenvolvimento Comunitário e a identificação dos Projetos de Referência das cinco localidades nas áreas de influência dos empreendimentos da empresa que estão contempladas no programa. São elas: bairros Rural da Lage, Nova Conquista, Conjunto Vereador Jefferson da Silva, Cidade Nova e Parque Mambucaba, situados nos municípios de Ibiraci (MG), Itatiaia (RJ), Mogi das Cruzes (SP), Foz do Iguaçu (PR) e Angra dos Reis (RJ), respectivamente.

Após a elaboração do diagnóstico social participativo, da constituição do Fórum Comunitário e da construção do Plano de Ação de Desenvolvimento Comunitário será a vez da escolha do Projeto de Referência, escolhido coletivamente. Dessa forma, conheça os projetos de cada um deles:

Bairro Rural da Lage (MG) e Bairro Nova Conquista (RJ)

Espaço de Multiuso Comunitário: salas multidisciplinares para realização de atividades educativas, profissionalizantes, recreativas e culturais que atendam crianças, jovens, adultos e idosos.

Parque Mambucaba (RJ)

Projeto Criar - Centro de Reciclagem Inovação Aprendizagem e Renovação: espaço para recebimento e separação de material reciclado e com ambiente para capacitação/formação na área, com o intuito de sensibilizar toda a comunidade sobre a importância da sustentabilidade do meio ambiente, com soluções práticas para os problemas do bairro.

Conjunto Jefferson da Silva (SP)

Espaço de Multiuso Comunitário: espaço multifuncional para executar diversas ações educativas, recreativas, culturais, cursos de capacitação e de formação profissional através de parcerias com ONG’s, empresas e demais instituições. Construção de um salão com cozinha e banheiros para atividades festivas e comemorativas, atendendo todas as necessidades dos moradores da comunidade em geral.

Cidade Nova (PR)

Galpão Multifuncional Coberto: espaço central livre e com acessibilidade com salas de treinamento, banheiros (masculino, feminino e cadeirante) e espaço para cozinha e um escritório. O galpão tem como objetivo a realização de atividades educativas, profissionalizantes, recreativas e culturais para crianças, jovens e adultos e idosos.

Este projeto conta com o financiamento de R$ 2,4 milhões do BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social).

 

Moradores do Conjunto Jefferson da Silva (SP) exibem os Planos de Ações de Desenvolvimento Comunitário

Por: Eleonora Brazão