Integridade Corporativa (Compliance)


 


Programa de Integridade das Empresas Eletrobras - Eletrobras 5 Dimensões


Em 2016 foi criado, de maneira unificada para todas as empresas Eletrobras, o Programa de Integridade (compliance) Eletrobras 5 Dimensões com base nas diretrizes da Controladoria Geral da União – CGU.

O Programa consiste em um conjunto de ações contínuas que visa identificar, prevenir e corrigir eventos de fraude e corrupção, garantindo o cumprimento, por parte de FURNAS, da legislação pertinente, bem como implementar uma cultura de integridade, com vistas ao fortalecimento dos processos de negócios da Companhia, pautados nos princípios e valores éticos defendidos. 
 


Sua estruturação abrange 5 dimensões, a saber:

  1. Desenvolvimento do ambiente de gestão do programa de integridade
    Ocorre por meio do apoio inequívoco da Alta Administração à promoção da cultura ética e da integridade, bem como a criação de uma área específica para implementação e coordenação do Programa. 
    A Alta Administração exerce o tom da liderança no desenvolvimento do Programa de Integridade, com a tomada de decisões pautada em critérios e valores de integridade, com a supervisão do programa, mediante recebimento de reportes periódicos sobre a implementação e revisão de políticas e procedimentos, bem como avaliação de riscos, e ainda, participação anual em treinamentos sobre ética e integridade. 
     
  2. Análise periódica de riscos
    Consiste na identificação, avaliação, tratamento e monitoramento dos fatores que podem ocasionar a materialização do risco de “Fraude e Corrupção” nas Empresas Eletrobras, o qual foi priorizado pela Alta Administração dentro da Matriz de Riscos Corporativos das Empresas Eletrobras.
     
  3. Estruturação e implantação de políticas e procedimentos do Programa de Integridade
    A estrutura de integridade de FURNAS conta com áreas dedicadas exclusivamente à conformidade, riscos, controles internos, segurança da informação, bem como políticas, normas internas e procedimentos específicos sobre a temática.
    Atuam ainda no âmbito da integridade a Ouvidoria, a Área de Gestão de Denúncias, a Comissão de Ética e a Auditoria Interna.
     
  4. Comunicação e treinamento
    Ações que objetivam disseminar conceitos de ética e integridade, bem como os mecanismos de proteção disponíveis nas empresas Eletrobras.
     
  5. Monitoramento do programa, medidas de remediação e aplicação de penalidades
    Acompanhamento contínuo da efetividade do Programa de Integridade, por meio da identificação e implementação de ações de remediação e, também, pela aplicação das penalidades previstas nas políticas e normas das empresas. 

Voltar ao topo


Normativos de integridade

 

Código de Conduta Ética e Integridade


Conheça o Código de Conduta Ética e Integridade das Empresas Eletrobras, que define os valores e princípios defendidos por FURNAS e norteia as relações de seus empregados.

Para mais informações, assista abaixo ao vídeo institucional sobre integridade.

 

Política Anticorrupção das Empresas Eletrobras


Conheça a Política Anticorrupção das Empresas Eletrobras, que estabelece diretrizes para assegurar que os membros de seus colegiados de governança, colaboradores, representantes e terceiros observem os requisitos das Leis Anticorrupção aplicáveis, e que sejam adotados os mais elevados padrões de legalidade e transparência durante a condução dos negócios.

 

Política de Administração de Conflito de Interesses das Empresas Eletrobras


Conheça a Política de Administração de Conflito de Interesses das Empresas Eletrobras, que estabelece diretrizes para prevenção, identificação, declaração de situações que possam configurar conflitos de interesses, e orientações de como proceder em tais casos, a fim de que as condutas sejam sempre pautadas pelos Princípios da Ética, Integridade e Transparência e alinhadas com os valores das empresas Eletrobras.

Para mais informações assista abaixo ao vídeo institucional sobre conflito de interesses.

 

Política de Consequências das Empresas Eletrobras


Conheça a Política de Consequências das Empresas Eletrobras, que estabelece compromissos corporativos de combate à corrupção, às práticas anticoncorrenciais, aos conflitos de interesses e outras infrações, bem como orienta a aplicação de consequências às ações e condutas em desacordo com o Código de Ética e de Conduta das empresas Eletrobras, o Programa de Integridade da Eletrobras e as normas internas e legais.

Vale lembrar que os normativos internos de FURNAS vedam o oferecimento e recebimento de brindes, presentes e hospitalidades fora dos limites previstos em lei. 

Para mais informações assista abaixo ao vídeo institucional sobre brindes.



Voltar ao topo


Gestão de riscos corporativos


O evento de risco de fraude e corrupção esta inserido no processo de gestão de risco da Empresa, por meio das etapas de identificação, priorização, avaliação, comunicação e reporte, garantindo a implementação de procedimentos de mitigação e o monitoramento contínuo do evento de risco identificado. 

A Companhia conta com área específica de gestão de riscos, atuando como 2ª linha de defesa, sendo os planos de ação, elaborados para mitigar os riscos identificados, monitorados trimestralmente, com reporte à Alta Administração. 

Voltar ao topo


Comunicação e treinamento


Com a finalidade de disseminar o Programa Eletrobras 5 Dimensões, com apoio de sua Alta Administração, FURNAS realiza ações de comunicação e de treinamento adaptadas a cada tipo de público. 

Além disso, FURNAS possui um sistema periódico de capacitação de seus colaboradores e dos membros da Alta Administração, bem como para seus parceiros e fornecedores.

Nesse sentido, destaca-se o Projeto Integridade Itinerante, iniciativa inovadora, realizada no ano de 2019, desenvolvida em parceria da Superintendência de Gestão de Conformidade e Riscos (RC.P), Ouvidoria, Auditoria e Comissão de Ética.

O projeto, voltado para o público interno da companhia, percorre as áreas regionais de FURNAS, como Usinas e Subestações em diversos estados e conta com esquetes teatrais que, com uma linguagem lúdica e bem humorada, disseminam a cultura da integridade e ética, demonstrando o papel dos agentes e as possíveis situações inerentes a cada área.

Após as apresentações dos esquetes, é realizado bate-papo entre os agentes que fazem parte da Integridade Corporativa da empresa e os gestores dos processos e colaboradores, com a finalidade de apresentar as atribuições de cada órgão, se aproximar das áreas e promover um debate sobre a temática.

Voltar ao topo


Diligência no relacionamento com terceiros


Com a finalidade de identificar e monitorar os riscos no relacionamento com terceiros, FURNAS realiza avaliação de integridade de Fornecedores, proponentes de P&D, Parceiros de SPE, Representantes, e na realização de Patrocínios, Doações e Convênios.

O processo inicia a partir do preenchimento de formulário de due diligence pelo terceiro, que consiste em uma auto-declaração com perguntas a respeito do seu perfil, quadro societário, histórico, relacionamento com agentes públicos, programa de integridade e relacionamento com terceiros. Outra etapa do processo consiste em uma análise de integridade do parceiro, emitida pela área de conformidade a partir das informações obtidas, com atribuição do grau de risco de integridade do terceiro, bem como recomendações no relacionamento a ser firmado.

Acesse aqui a cartilha de integridade para Fornecedores

Voltar ao topo


Responsabilização de pessoas jurídicas


Em sintonia com a Lei 12.846/13, que prevê a responsabilização administrativa de pessoas jurídicas por atos lesivos praticados contra a Administração Pública, na qualidade de sociedade de economia mista federal, FURNAS possui competência legal para promover a responsabilização de terceiros por meio da instauração de Processo Administrativo de Responsabilização quando identificada a prática de atos tipificados na referida lei e lesivos à companhia.

Para tanto, conta com uma área de Gestão de Apuração de Denúncias, responsável pela análise preliminar e encaminhamento à instância decisória para instauração de Processo Administrativo de Responsabilização e criação de comissão com incumbência de conduzi-lo.

Voltar ao topo


Responsabilização de colaboradores


FURNAS conta com procedimento interno para apuração de responsabilidade de colaboradores pela prática de infrações disciplinares, sendo atribuição da área de Gestão de Apuração de Denúncias a análise e encaminhamento à instância decisória para instauração de processo de apuração e designação de comissão com o fim de conduzi-lo, asseguradas as garantias da ampla defesa e do contraditório.

Voltar ao topo


Canal de Denúncias das Empresas Eletrobras


As empresas Eletrobras contam com um canal único de denúncias independente, que funciona 24h por dia e 7 dias por semana para que qualquer pessoa de boa-fé possa denunciar infrações ao Código de Conduta Ética e Integridade, ao Programa de Integridade e às leis anticorrupção, garantida a confidencialidade e o anonimato do denunciante.

Acesse aqui o Canal de Denúncias.

Voltar ao topo